Uma das grandes preocupações da área de RH sempre foi provar seu valor e tangibilizar em números o retorno do investimento feito em pessoas. Dessa necessidade, surgiu a avaliação de resultados, de desempenho e, mais recentemente, o feedback contínuo. Juntas essas práticas se complementam, embora possuam objetivos distintos. Você sabe diferenciá-las?
O que é o feedback contínuo?
O feedback contínuo é um processo de comunicação regular que envolve a troca constante de informações e avaliações. Em vez de esperar por avaliações anuais ou ocasiões específicas, ele ocorre ao longo do tempo, permitindo que você ajuste seu curso e melhore constantemente.
Como explica o Presidente da LG lugar de gente, Felipe Azevedo, enquanto a avaliação de resultados e de desempenho, que ocorrem em determinadas épocas do ano, são instrumentos de gestão, o feedback contínuo oferece a possibilidade de uma relação mais “horizontal” entre liderança e liderado.
“Isso acontece ao simplificarmos e transformarmos em rotina a conversa sobre o que foi bem-feito e merece ser reconhecido e o que pode ser desenvolvido ou melhorado”, complementa Felipe.
A importância do feedback contínuo
Sua importância reside na capacidade de proporcionar insights regulares e relevantes para o aprimoramento constante. Em vez de depender de avaliações esporádicas, o feedback contínuo cria um canal de comunicação aberto e constante, permitindo que indivíduos e organizações identifiquem áreas de melhoria de forma oportuna.
No ambiente de trabalho, esse método é um elemento-chave para o crescimento profissional. Ele fornece orientação valiosa para os funcionários, ajudando-os a aprimorar suas habilidades e competências. Além disso, contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo, onde os colaboradores se sentem valorizados e ouvidos.
Para o Educador Executivo Alexandre Prates, praticando o feedback de forma menos formal, o desempenho pode ser percebido no dia a dia.
“O resultado acontece uma vez por mês, uma vez por semestre, uma vez por ano, dependendo de o quanto a empresa avalia essa métrica. Mas o desempenho acontece diariamente, afinal todos os dias estou visitando clientes, estou lidando com a minha equipe e desempenhando alguma função. Como o desempenho é diário, o feedback também tem a necessidade de ser mais constante”, pontua o educador.
Resultado x desempenho
Alexandre reforça que muitas empresas confundiam a avaliação de resultado com a de desempenho. “Imagine que as empresas, há 15 e 20 anos, eram baseadas unicamente por resultados. Isso significa que elas olhavam apenas a última linha, ou seja, deu lucro ou não deu. Mais recentemente as companhias começaram a dar mais importância aos atributos por trás dos resultados. Com isso, cai um pouco a formalidade do feedback, o que não quer dizer que as empresas não possam ter os seus modelos formais”, destaca.
Para Fabrizio Ortiz, trainer da Crescimentum, o fato de não rotular as pessoas com notas dá maior tranquilidade para trabalhar o desenvolvimento e a colaboração. E tira o foco da competição por números melhores do que os dos colegas e da politicagem para garantir índices maiores.
“Retirar o uso das notas para desenvolver o desempenho exige maiores habilidades de liderança e comunicação dos líderes, assim como há uma necessidade de maior capacitação em feedback e liderança”, destaca.
Fabrizio acompanha de perto companhias que investem no feedback contínuo e garante que é possível observar um aumento exponencial na colaboração. “Maior proximidade e uso frequente de feedbacks pode gerar grande aumento de produtividade, inovação e resultados, por consequência”, reforça ele.
4 maneiras de implementar o feedback contínuo
1. Estabeleça um ambiente de confiança:
Crie um ambiente onde as pessoas se sintam seguras para compartilhar e receber feedback construtivo e honesto.
2. Seja específico e construtivo:
Ao fornecer feedback, seja claro e específico sobre as áreas que precisam de melhoria, e ofereça sugestões construtivas para o aprimoramento.
3. Estabeleça metas de desenvolvimento:
Use o feedback para definir metas claras de desenvolvimento pessoal ou profissional e monitore o progresso ao longo do tempo.
4. Promova uma cultura de aprendizado:
Encoraje a cultura de aprendizado contínuo, em que o feedback é visto como uma oportunidade de crescimento e não como crítica negativa.
Conte com ferramentas de feedbacks
A tecnologia chegou para facilitar e otimizar processos, inclusive o de feedback. Afinal, com a promoção de uma cultura de feedback contínuo é elevar a gestão de desempenho a um novo nível.
Com isso, uma nova forma de abordagem da gestão de desempenho vem ganhando força nas organizações e preenche uma lacuna antiga: o desenvolvimento contínuo dos colaboradores e em ciclos rápidos.
Para atender esse cenário, a LG lugar de gente oferece o Feedback Gen.te que proporciona feedback orgânico, fluido e em tempo real, tornando o processo de avaliação de desempenho mais estimulante para o colaborador, ao mesmo tempo em que traz resultados concretos para a empresa.
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Pauta publicada dia 02/07/2018 e atualizada 04/10/2023