Já parou para imaginar quais capacidades serão necessárias para sua área de atuação daqui dois, cinco ou dez anos? Para verificar o futuro das habilidades e os empregos que estarão em alta em 2030, a Nesta, fundação global de inovação, em parceria com Oxford Martin School e a Person, empresa educação, promoveram o estudo “Future Skills”.
Realizado nos Estados Unidos e no Reino Unido, o relatório analisou tendências como a urbanização, o aumento da desigualdade, a incerteza política, as mudanças tecnológicas, a globalização e a sustentabilidade ambiental, que são consideradas detentoras do poder de influenciar o futuro das habilidades e do emprego em 2030.
Resultados do estudo
De acordo com o levantamento, atualmente, um a cada cinco trabalhadores estão em ocupações que irão reduzir até 2030, representando 9% da força de trabalho. Um a cada dez profissionais atuam em áreas que, provavelmente, crescerão (18%), e sete a cada dez pessoas estão em empregos onde há incerteza sobre o futuro (71%).
O relatório reforça que os empregos e suas habilidades não são definidas “em pedra”. Sendo assim, elas podem ser redesenhadas para unir competências exclusivamente humanas com os ganhos de produtividade da tecnologia para aumentar a demanda por empregos. E cita o exemplo: sabemos que, eventualmente, os robôs poderão construir pontes e diagnosticar doenças. Mas os humanos manterão a capacidade única de projetar uma ponte e cuidar de uma criança doente. A maneira como equilibramos essas habilidades com a produtividade tecnológica irá mapear o curso de nossa força de trabalho.
Top skills – Visão Global
De acordo com a visão global do estudo, as 20 principais habilidades e conhecimentos associados às ocupações em ascensão são:
- Estratégias de aprendizado
- Psicologia
- Instruindo
- Percepção Social
- Sociologia e Antropologia
- Educação e treinamento
- Coordenação
- Originalidade
- Fluência de ideias
- Aprendizado ativo
- Terapia e Aconselhamento
- Filosofia e Teologia
- Transmitir informações de maneira eficaz
- Orientação de serviço
- Escuta ativa
- Solução complexa de problemas
- Expressão Oral
- Comunicações e Mídia
- Clareza de Fala
- Julgamento e Tomada de Decisão
Top skills – gestores
Quando visualizamos as habilidades que estarão em alta para o grupo “Ocupações de Gestão”, temos novas competências e outras mudam de ordem.
- Fluência de ideias
- Avaliação de sistemas
- Educação e treinamento
- Capacidade de instruir
- Originalidade
- Gestão de Recursos Humanos
- Estratégias de aprendizado
- Análise de sistemas
- Escrita
- Compreensão escrita
- Compreensão de leitura
- Sociologia e antropologia
- Expressão
- Ciência
- Memorização
- Compreensão oral
- Programação
- Terapia e aconselhamento
- Escuta ativa
- Filosofia e teologia
Agora que você conhece o futuro das habilidades, confira mais tendências relacionadas à área de gestão de pessoas no ebook “6 perspectivas de RH para 2019”. Nele, executivos de grandes empresas brasileiras falam sobre temas que estão impactando a gestão do capital humano. Quero ler o material.