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Gestão compartilhada: autonomia para colaboradores e facilidade para o RH

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Ao adotar tecnologia de autosserviço, empresas investem na experiência das pessoas e ganham produtividade

Há alguns anos, sempre que os funcionários precisavam dessas informações era necessário acionar o RH. Como consequência, a área de gestão de pessoas ficava superlotada com demandas operacionais, as pessoas insatisfeitas com a burocracia e líderes não conseguiam acompanhar os processos de forma eficiente. Hoje, essa não é mais a realidade de empresas que investem na transformação digital e na gestão compartilhada.

Afinal, ao levar tecnologia e inovação para a gestão de pessoas, os processos ficam mais ágeis e simples, os líderes acompanham suas equipes sem depender do RH e a experiência do colaborador é melhorada.

Não por acaso, a digitalização tem sido uma prioridade das organizações, conforme trazido pela “Pesquisa Global de Riscos 2022”, realizada pela PwC. O levantamento ouviu mais de 3,5 mil líderes e identificou que os profissionais brasileiros optam por investir em automação de processos e análise de dados.

Neste artigo, você verá como uma solução automatizada pode revolucionar a gestão de pessoas na sua empresa. Leia o artigo completo!

A sobrecarga é inimiga da proatividade

A área de gestão de pessoas tem um importante papel no desenvolvimento e sustentabilidade dos negócios, mas isso acaba ficando em segundo plano quando as demandas e acompanhamentos se concentram em pilhas de papéis e documentações extensas.

Para Amaro Augusto, Gerente de Tecnologia da Informação na Solar BR, ao não investir em digitalização as empresas perdem muito. “A transformação digital no RH é a base de um movimento em direção às pessoas. Nesse contexto, o setor reduz erros e melhora a qualidade dos serviços. As decisões passam a ser tomadas por meio de perspectivas estruturadas, o que proporciona resultados direcionados e gigantescos”.

Para obter uma rotina com esses benefícios é essencial que a tecnologia seja compreendida como uma facilitadora. Esse é o caso da Solar BR, cliente da LG lugar de gente desde 2020. Para manter a conexão e dar autonomia aos 16 mil funcionários, a organização se preocupou em inserir a digitalização de forma gradual. Isso permitiu que o RH tivesse mais tempo para planejamento e, consequentemente, atuasse de forma mais estratégica.

Hoje, processos como folha de pagamento, feedback e movimentação podem ser feitos de forma automatizada. Isso permite que a gestão de pessoas cuide ativamente da experiência dos funcionários, marca empregadora e, principalmente, atue para alcançar mais

produtividade para a empresa.

Autosserviço para colaboradores: tudo em um só lugar

Imagine proporcionar aos funcionários da sua companhia a facilidade de acompanhar todos os processos de gestão de pessoas em um só lugar? Pense como seria se eles pudessem solicitar férias, avaliar performance e acessar o recibo de pagamento em apenas alguns cliques ou em um aplicativo mobile? Essas são algumas formas com que o autoatendimento no RH pode melhorar a experiência dos colaboradores em uma organização.

A MV é uma empresa com 1.850 funcionários que já aproveita todos os benefícios que o autosserviço proporciona para a gestão de pessoas, através da solução Autoatendimento.

Felipe Negromonte, Coordenador de Gente e Gestão da companhia, conta sobre essa experiência. “Quando adotamos o autoatendimento, o impacto fui muito positivo, eliminamos ferramentas paralelas. Disponibilizamos também autonomia para todos, com holerite, informe de rendimentos, declarações, marcação de ponto, relatórios e feedback”, lista.

De acordo com o Coordenador, a solução de autosserviço trouxe celeridade para o retorno aos funcionários. “Em uma estrutura com várias empresas, o autoatendimento é muito bom. Nos possibilitou criar links, workflow de alterações cadastrais, férias, desligamento, promoção, mudança de sindicato e muitas outras funcionalidades que conseguimos implantar com a ferramenta”, revela.

A Solar BR também aderiu a solução e otimizou a gestão de pessoas. Raphael Guedes, Gerente de Centro de Serviço Compartilhado (CSC) na Solar BR, destaca que a adoção e utilização efetiva da tecnologia foi pensada a longo prazo.

Dessa forma, a inserção na rotina da empresa ocorreu sem intercorrências. “Parte da nossa preocupação quando implantamos a ferramenta da LG era perpetuar um processo que não fosse otimizado. Então, olhamos para os procedimentos e políticas para que elas fossem simplificadas. Assim, quando as tornamos acessíveis e na palma da mão dos funcionários, elas fluíram”, compartilha.

Para preparar os colaboradores para a novidade e possibilitar que eles utilizassem todo o potencial da ferramenta, a Solar BR disponibilizou, de diferentes formas, materiais que trouxeram segurança para quem iniciava a experiência digital.

“Cada ação foi acompanhada de treinamento, FAQ, guias e vídeos. Tudo para que eles percebessem facilidade no uso. Então, quando o RH Digital veio na figura da parceria com a LG, muita coisa já estava mais fácil de ser implantada”, complementa Raphael.

Vantagens do autoatendimento no RH

• Controle automatizado das informações;

• Otimização operacional, com automatização de processos, redução de papel e engajamento das pessoas;

• Atualização prática, para o cumprimento de exigências legais;

• Maior autonomia aos gestores no gerenciamento on-line de suas equipes;

• Acesso às informações a qualquer hora, sem limitação de lugar e através de diferentes aparelhos;

• Redução de despesas operacionais do RH.

Lideranças fortalecidas

Além de melhorar a experiência dos colaboradores, a tecnologia de autoatendimento permite independência para líderes, já que o gerenciamento das equipes e atividades ocorre em tempo real. Atividades como solicitação de treinamentos e visualização de indicadores se tornam acessíveis e podem ser feitas de forma direta.

Para os gestores da Solar BR, as integrações no autoatendimento possibilitam uma série de facilidades, mas a principal é a exatidão.

“Ninguém consegue fazer uma promoção que não esteja adequada à faixa salarial. Ou seja, tem ferramentas que inibem erros. Muita coisa não percebemos como valor agregado, mas quem é do RH percebe, porque os cenários vêm redondos para execução”, considera Raphael.

Esse controle e maior transparência dos processos, também facilitou a rotina da MV. Felipe  comenta sobre esse avanço: “Para área de administração de pessoal, o maior ganho é ter segurança nos dados, otimizando os fluxos com consultas.

Esse ponto em nossa empresa foi um ganho significativo, pois antes de qualquer demissão, basta olhar o sistema e o gestor já consegue visualizar, sem ter a necessidade de chamar o RH para avaliar”.

Para Fernanda Pontes, Coordenadora de Administração Pessoal na Demarest Advogados, as vantagens para os líderes são inquestionáveis. Entre os principais ganhos, ela pontua a aprovação em tempo real, a rapidez para consultar informações e a própria autonomia dos profissionais.

“O autoatendimento é muito intuitivo e proporciona mais facilidade no acesso às informações dos colaboradores e gestores”.

Outro ponto crucial é a rastreabilidade que soluções digitais trazem aos processos, Raphael Guedes, Gerente de CSC, na Solar BR cita como isso acontece a prática. “Uma vez solicitada via portal, você tem o acompanhamento das etapas, ou seja, com quem está a aprovação, quanto tempo demorou, quando vai acontecer. Isso tudo traz mais transparência e segurança”.

O rápido retorno em uma única ferramenta é o cenário que muitas empresas buscam, por isso, Fernanda compartilha algumas dicas que foram importantes na Demarest Advogados.

“Os principais itens para uma boa implantação de autoatendimento é identificar as necessidades de gestores e colaboradores, mapear processos, escolher tecnologias certas, buscando interações simples e intuitivas, esclarecer e divulgar os serviços para o público-alvo e, por fim, acompanhar resultados e feedbacks”, conta.

Amaro Augusto, Gerente de Tecnologia da Informação na Solar BR, ressalta os resultados de investir em tecnologia e utilizar os dados a favor das pessoas.

“Hoje, nós temos, com as ferramentas estratégicas, a condição de um olhar diferenciado para cada colaborador, em vários aspectos, tanto os benefícios que ele possui, quanto o que gera valor para ele no ambiente de trabalho. Coletamos isso através dessas ferramentas, para tentar dar uma experiência melhor a ele”, conclui.

Agregar é oferecer uma solução que se adapta

Pensando nas facilidades que um sistema de autosserviço pode oferecer às pessoas, a LG lugar de gente investe em inovação e evolução contínua Autoatendimento.

Para Felipe Azevedo, Presidente da LG lugar de gente, essa é uma forma de garantir que a tecnologia seja um facilitador e não uma nova barreira.

“Nossos mais de 37 anos de mercado nos ensina que a experiência do colaborador é determinante. As empresas precisam de agilidade, layouts modernos e dados que sejam compreendidos facilmente. É isso que entregamos”.

Portal da solução Autoatendimento

Levando em conta esses pilares, a solução de autoatendimento da LG lugar de gente atua nas principais necessidades do RH e dos colaboradores, centralizando os recursos, reduzindo despesas e proporcionando meios para um ambiente de coparticipação. Veja abaixo algumas das últimas melhorias:    

Personalização

Uma solução engessada dificilmente será vista pelos colaboradores como recurso de apoio, pensando nisso uma interface customizável é primordial. Por isso, o Autoatendimento pode trazer os serviços mais requisitados em destaque. A criação de widgets também é uma possibilidade da solução, eles permitem a organização de diferentes assuntos sem que haja sobrecarga de informações.

Gestão de faltas

Uma das mais recentes aplicações é o painel de ausências. Pensando no acompanhamento e na visualização clara para o gestor, há informações de férias, afastamentos e ausências. Dessa forma, o colaborador poderá visualizar suas próprias ausências, enquanto o gestor terá visibilidade integral da equipe.

Para Felipe, o recurso ajuda no controle de um ponto crítico para as organizações: o absenteísmo. “O acesso a esses indicadores apoia o gestor no acompanhamento da produtividade e até da sobrecarga de demandas, o que afeta diretamente o planejamento de novas contratações e desligamentos”, pontua.

Acompanhamento simultâneo

O gerenciamento on-line é um importante recurso para as soluções de autoatendimento. O acesso em diferentes dispositivos, proporciona agilidade e garante a realização de tarefas, independentemente da localização das pessoas. Na LG lugar de gente, a conexão constante entre as pessoas e os dados é garantida pela hospedagem na nuvem.

Quer proporcionar mais independência para líderes, desafogar o RH e melhorar a experiência dos seus colaboradores? Conheça detalhes sobre Autoatendimento clicando aqui!

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Priscila Cruz

Professora de Língua Portuguesa por formação, Analista de SEO por paixão. Atualmente, pós-graduada em Marketing e Growth para aprender a aliar criatividade com crescimento estratégico e acelerado. Acredito que a produção de conteúdo pela internet é o caminho para democratização do acesso ao conhecimento. Por isso, explore comigo as tendências de RH e todo o universo da gestão do capital humano!

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