Há alguns anos, sempre que os funcionários precisavam dessas informações era necessário acionar o RH. Como consequência, a área de gestão de pessoas ficava superlotada com demandas operacionais, as pessoas insatisfeitas com a burocracia e líderes não conseguiam acompanhar os processos de forma eficiente. Hoje, essa não é mais a realidade de empresas que investem na transformação digital e na gestão compartilhada.
Afinal, ao levar tecnologia e inovação para a gestão de pessoas, os processos ficam mais ágeis e simples, os líderes acompanham suas equipes sem depender do RH e a experiência do colaborador é melhorada.
Não por acaso, a digitalização tem sido uma prioridade das organizações, conforme trazido pela “Pesquisa Global de Riscos 2022”, realizada pela PwC. O levantamento ouviu mais de 3,5 mil líderes e identificou que os profissionais brasileiros optam por investir em automação de processos e análise de dados.
Neste artigo, você verá como uma solução automatizada pode revolucionar a gestão de pessoas na sua empresa. Leia o artigo completo!
A sobrecarga é inimiga da proatividade
A área de gestão de pessoas tem um importante papel no desenvolvimento e sustentabilidade dos negócios, mas isso acaba ficando em segundo plano quando as demandas e acompanhamentos se concentram em pilhas de papéis e documentações extensas.
Para Amaro Augusto, Gerente de Tecnologia da Informação na Solar BR, ao não investir em digitalização as empresas perdem muito. “A transformação digital no RH é a base de um movimento em direção às pessoas. Nesse contexto, o setor reduz erros e melhora a qualidade dos serviços. As decisões passam a ser tomadas por meio de perspectivas estruturadas, o que proporciona resultados direcionados e gigantescos”.
Para obter uma rotina com esses benefícios é essencial que a tecnologia seja compreendida como uma facilitadora. Esse é o caso da Solar BR, cliente da LG lugar de gente desde 2020. Para manter a conexão e dar autonomia aos 16 mil funcionários, a organização se preocupou em inserir a digitalização de forma gradual. Isso permitiu que o RH tivesse mais tempo para planejamento e, consequentemente, atuasse de forma mais estratégica.
Hoje, processos como folha de pagamento, feedback e movimentação podem ser feitos de forma automatizada. Isso permite que a gestão de pessoas cuide ativamente da experiência dos funcionários, marca empregadora e, principalmente, atue para alcançar mais
produtividade para a empresa.
Autosserviço para colaboradores: tudo em um só lugar
Imagine proporcionar aos funcionários da sua companhia a facilidade de acompanhar todos os processos de gestão de pessoas em um só lugar? Pense como seria se eles pudessem solicitar férias, avaliar performance e acessar o recibo de pagamento em apenas alguns cliques ou em um aplicativo mobile? Essas são algumas formas com que o autoatendimento no RH pode melhorar a experiência dos colaboradores em uma organização.
A MV é uma empresa com 1.850 funcionários que já aproveita todos os benefícios que o autosserviço proporciona para a gestão de pessoas, através da solução Autoatendimento.
Felipe Negromonte, Coordenador de Gente e Gestão da companhia, conta sobre essa experiência. “Quando adotamos o autoatendimento, o impacto fui muito positivo, eliminamos ferramentas paralelas. Disponibilizamos também autonomia para todos, com holerite, informe de rendimentos, declarações, marcação de ponto, relatórios e feedback”, lista.
De acordo com o Coordenador, a solução de autosserviço trouxe celeridade para o retorno aos funcionários. “Em uma estrutura com várias empresas, o autoatendimento é muito bom. Nos possibilitou criar links, workflow de alterações cadastrais, férias, desligamento, promoção, mudança de sindicato e muitas outras funcionalidades que conseguimos implantar com a ferramenta”, revela.
A Solar BR também aderiu a solução e otimizou a gestão de pessoas. Raphael Guedes, Gerente de Centro de Serviço Compartilhado (CSC) na Solar BR, destaca que a adoção e utilização efetiva da tecnologia foi pensada a longo prazo.
Dessa forma, a inserção na rotina da empresa ocorreu sem intercorrências. “Parte da nossa preocupação quando implantamos a ferramenta da LG era perpetuar um processo que não fosse otimizado. Então, olhamos para os procedimentos e políticas para que elas fossem simplificadas. Assim, quando as tornamos acessíveis e na palma da mão dos funcionários, elas fluíram”, compartilha.
Para preparar os colaboradores para a novidade e possibilitar que eles utilizassem todo o potencial da ferramenta, a Solar BR disponibilizou, de diferentes formas, materiais que trouxeram segurança para quem iniciava a experiência digital.
“Cada ação foi acompanhada de treinamento, FAQ, guias e vídeos. Tudo para que eles percebessem facilidade no uso. Então, quando o RH Digital veio na figura da parceria com a LG, muita coisa já estava mais fácil de ser implantada”, complementa Raphael.
Vantagens do autoatendimento no RH
• Controle automatizado das informações;
• Otimização operacional, com automatização de processos, redução de papel e engajamento das pessoas;
• Atualização prática, para o cumprimento de exigências legais;
• Maior autonomia aos gestores no gerenciamento on-line de suas equipes;
• Acesso às informações a qualquer hora, sem limitação de lugar e através de diferentes aparelhos;
• Redução de despesas operacionais do RH.
Lideranças fortalecidas
Além de melhorar a experiência dos colaboradores, a tecnologia de autoatendimento permite independência para líderes, já que o gerenciamento das equipes e atividades ocorre em tempo real. Atividades como solicitação de treinamentos e visualização de indicadores se tornam acessíveis e podem ser feitas de forma direta.
Para os gestores da Solar BR, as integrações no autoatendimento possibilitam uma série de facilidades, mas a principal é a exatidão.
“Ninguém consegue fazer uma promoção que não esteja adequada à faixa salarial. Ou seja, tem ferramentas que inibem erros. Muita coisa não percebemos como valor agregado, mas quem é do RH percebe, porque os cenários vêm redondos para execução”, considera Raphael.
Esse controle e maior transparência dos processos, também facilitou a rotina da MV. Felipe comenta sobre esse avanço: “Para área de administração de pessoal, o maior ganho é ter segurança nos dados, otimizando os fluxos com consultas.
Esse ponto em nossa empresa foi um ganho significativo, pois antes de qualquer demissão, basta olhar o sistema e o gestor já consegue visualizar, sem ter a necessidade de chamar o RH para avaliar”.
Para Fernanda Pontes, Coordenadora de Administração Pessoal na Demarest Advogados, as vantagens para os líderes são inquestionáveis. Entre os principais ganhos, ela pontua a aprovação em tempo real, a rapidez para consultar informações e a própria autonomia dos profissionais.
“O autoatendimento é muito intuitivo e proporciona mais facilidade no acesso às informações dos colaboradores e gestores”.
Outro ponto crucial é a rastreabilidade que soluções digitais trazem aos processos, Raphael Guedes, Gerente de CSC, na Solar BR cita como isso acontece a prática. “Uma vez solicitada via portal, você tem o acompanhamento das etapas, ou seja, com quem está a aprovação, quanto tempo demorou, quando vai acontecer. Isso tudo traz mais transparência e segurança”.
O rápido retorno em uma única ferramenta é o cenário que muitas empresas buscam, por isso, Fernanda compartilha algumas dicas que foram importantes na Demarest Advogados.
“Os principais itens para uma boa implantação de autoatendimento é identificar as necessidades de gestores e colaboradores, mapear processos, escolher tecnologias certas, buscando interações simples e intuitivas, esclarecer e divulgar os serviços para o público-alvo e, por fim, acompanhar resultados e feedbacks”, conta.
Amaro Augusto, Gerente de Tecnologia da Informação na Solar BR, ressalta os resultados de investir em tecnologia e utilizar os dados a favor das pessoas.
“Hoje, nós temos, com as ferramentas estratégicas, a condição de um olhar diferenciado para cada colaborador, em vários aspectos, tanto os benefícios que ele possui, quanto o que gera valor para ele no ambiente de trabalho. Coletamos isso através dessas ferramentas, para tentar dar uma experiência melhor a ele”, conclui.
Agregar é oferecer uma solução que se adapta
Pensando nas facilidades que um sistema de autosserviço pode oferecer às pessoas, a LG lugar de gente investe em inovação e evolução contínua Autoatendimento.
Para Felipe Azevedo, Presidente da LG lugar de gente, essa é uma forma de garantir que a tecnologia seja um facilitador e não uma nova barreira.
“Nossos mais de 37 anos de mercado nos ensina que a experiência do colaborador é determinante. As empresas precisam de agilidade, layouts modernos e dados que sejam compreendidos facilmente. É isso que entregamos”.
Levando em conta esses pilares, a solução de autoatendimento da LG lugar de gente atua nas principais necessidades do RH e dos colaboradores, centralizando os recursos, reduzindo despesas e proporcionando meios para um ambiente de coparticipação. Veja abaixo algumas das últimas melhorias:
Personalização
Uma solução engessada dificilmente será vista pelos colaboradores como recurso de apoio, pensando nisso uma interface customizável é primordial. Por isso, o Autoatendimento pode trazer os serviços mais requisitados em destaque. A criação de widgets também é uma possibilidade da solução, eles permitem a organização de diferentes assuntos sem que haja sobrecarga de informações.
Gestão de faltas
Uma das mais recentes aplicações é o painel de ausências. Pensando no acompanhamento e na visualização clara para o gestor, há informações de férias, afastamentos e ausências. Dessa forma, o colaborador poderá visualizar suas próprias ausências, enquanto o gestor terá visibilidade integral da equipe.
Para Felipe, o recurso ajuda no controle de um ponto crítico para as organizações: o absenteísmo. “O acesso a esses indicadores apoia o gestor no acompanhamento da produtividade e até da sobrecarga de demandas, o que afeta diretamente o planejamento de novas contratações e desligamentos”, pontua.
Acompanhamento simultâneo
O gerenciamento on-line é um importante recurso para as soluções de autoatendimento. O acesso em diferentes dispositivos, proporciona agilidade e garante a realização de tarefas, independentemente da localização das pessoas. Na LG lugar de gente, a conexão constante entre as pessoas e os dados é garantida pela hospedagem na nuvem.
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