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Fortaleça a gestão de pessoas para consolidar uma cultura de sucesso

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Entenda como a gestão de pessoas e o papel do RH são fundamentais para construir e consolidar uma cultura organizacional de sucesso.

A construção de uma cultura organizacional sólida deve ser um pilar estratégico em qualquer empresa que almeje crescimento sustentável e engajamento dos colaboradores. Na LG lugar de gente, não é diferente. Recentemente, eu e meu time lideramos o início de um processo de evolução e fortalecimento da nossa cultura. E isso me confirmou algumas crenças e me trouxe novos aprendizados.

Algo que todos sabemos é que, mais do que uma coleção de valores e declarações, a cultura precisa ser vivenciada diariamente e moldada pela liderança e por práticas de gestão que priorizem a transparência, a colaboração e a inovação.

Para fortalecer a cultura organizacional, o RH deve desempenhar um papel central. Ele não só promove políticas que refletem os valores da empresa, mas também cria um ambiente onde essas diretrizes são incorporadas no dia a dia.

É importante lembrar que a gestão de cultura não é um processo estático. Ela envolve a adaptação contínua às necessidades de um mercado em constante transformação e a capacidade de equilibrar as expectativas dos colaboradores com os objetivos estratégicos da empresa.

O RH deve ser o guardião desse equilíbrio, promovendo práticas que incentivem a inclusão, a criatividade e o senso de pertencimento. Para que a cultura se enraíze, as equipes precisam ter autonomia e recursos para participar ativamente de sua construção.

Isso começa com a escuta ativa dos colaboradores, plataformas que viabilizem feedback e ferramentas que possibilitem que as lideranças compreendam melhor as percepções dos colaboradores sobre os valores da empresa e adaptem estratégias para fortalecer essa cultura.

Outro ponto fundamental é trabalhar com as lideranças. Os líderes desempenham um papel crucial na promoção e manutenção da cultura organizacional. Eles devem ser os primeiros a incorporar os valores da empresa, servindo como modelos de comportamento e reforçando a todo tempo como os valores devem ser utilizados no dia a dia e na tomada de decisões.

Por isso, programas de desenvolvimento de liderança devem focar na importância de uma comunicação clara, direta, transparente e no valor dos feedbacks. Quando líderes entendem o impacto de suas ações na cultura, eles podem agir de forma a reforçar as normas desejadas e criar um ambiente onde todos se sintam parte do mesmo propósito.

Não é segredo que investir em uma cultura organizacional forte traz resultados palpáveis: retenção de talentos, aumento da produtividade e uma imagem de marca empregadora positiva. O desafio é ter um RH estrategicamente posicionado e líderes comprometidos. Afinal, conseguindo isso, as empresas podem criar uma cultura que não só apoia seus colaboradores, mas também impulsiona seu sucesso no mercado.

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Maria Paula B. Oliveira

Maria Paula Oliveira é Diretora de Gente, Jurídico e Compliance na LG lugar de gente. Com mais de 10 anos de experiência na área, Maria Paula já passou por empresas como Mercedes-Benz e BMW do Brasil. Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui mestrado em Direito pela Columbia Law School (CLS), nos Estados Unidos.

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