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Saiba como o gestor de RH pode contribuir com os resultados do negócio

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Confira as principais competências que um profissional de gestão de pessoas deve ter para se tornar mais assertivo e indispensável para a empresa

Mudanças nas empresas devido ao atual cenário econômico brasileiro, entrada de novas gerações no mercado de trabalho, movimentações na legislação trabalhista e nova forma de prestação de informações ao governo com o eSocial. Diante de tudo isso, qual é o papel do gestor de RH? Para Anete Castro, Diretora de Recursos Humanos da LG lugar de gente, todo esse quadro faz com que o profissional tenha que se reinventar e trazer uma nova configuração para a área e sua atuação nas companhias.

Segundo Anete, já se foi a época em que o gestor de RH poderia ser aquele que pensa apenas no bem-estar dos colaboradores dentro da empresa. “Cuidar dessa parte é importante, mas não deve ser a única prioridade. O novo cenário exige que as organizações façam mais com menos. Sendo assim, o líder de gestão de pessoas precisa cuidar do capital humano de maneira efetiva, desenvolvendo e potencializando talentos para, consequentemente, aumentar a produtividade da companhia”, afirma a diretora.

Mas o que é preciso para que o RH consiga aproveitar todo o potencial dos seus talentos e contribuir com o sucesso da empresa? Para Anete, “É essencial que ele entenda e fale a linguagem do negócio, bem como conheça seus objetivos estratégicos. A partir daí, será possível fazer com que diretoria e colaboradores caminhem juntos e em harmonia na busca pelos melhores resultados”.

Competências necessárias para um gestor de RH

gestor de RH

A Diretora de Recursos Humanos da LG lugar de gente lista 3 competências necessárias para que o profissional da área gestão de pessoas contribua com os resultados do negócio. São elas:

  1. Ser estratégico;
  2. Ser objetivo;
  3. Conseguir mensurar, com dados, sua atuação.

Anete explica que o profissional precisa conhecer as metas da companhia e planejar seus próprios objetivos a partir delas. “Nesse ponto, vale destacar que não adianta pensar em grandes intervenções para resolver todas as adversidades. Cada proposta deve ser palpável, atingível e específica. A organização, provavelmente, não tem somente um problema relacionado à gestão de pessoas. Então, não é possível ter apenas uma solução que englobe todos. Em seu planejamento, deve conter a atual situação, como ela afeta a empresa e a nova proposta, com um indicativo de o quanto isso poderá melhorar os resultados do negócio”, destaca.

A Diretora finaliza: “A partir do momento em que o gestor de RH alinhar os objetivos das suas ações aos da companhia e comprovar, com números, a importância do investimento na área de gestão de pessoas, ele tornará sua atuação mais estratégica, assertiva e indispensável. Com isso, todos ganham: a empresa, os colaboradores e o próprio profissional”.

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Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

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