A transformação digital se tornou uma constante no cenário mundial. Diante disso, investir em tecnologia se tornou fundamental para as organizações que querem acompanhar a velocidade com que as relações entre pessoas e companhias têm se modificado.
Essa urgência é ainda mais perceptível quando a tecnologia está na natureza do negócio, como prova o Sem Parar. Presente no Brasil desde 2000, a companhia é pioneira em pagamentos automáticos no país, mas para isso também precisou apostar em soluções para seus processos internos.
Não por acaso, hoje, a organização atua em 100% da malha pedagiada nacional atendendo mais de 5,5 milhões de clientes que recorrem aos serviços da marca para otimizar o tempo, evitando filas ou paradas quando o momento atual exige cada vez mais movimento e agilidade.
Investir em tecnologia para avançar
Segundo Maria Eduarda Bochner, Head de Recursos Humanos do Sem Parar, ao longo de sua primeira década de atuação no Brasil, a organização lidou com a maioria de seus processos internos de forma manual.
Como efeito, a rotina da empresa era tomada por problemas como gestão em papel, métricas e critérios de mensuração dos resultados diferentes para cada área e/ou pessoa, dificuldade para analisar os resultados de performance e pouca confidencialidade.
Diante do crescimento do negócio e da complexidade natural atrelada a ele, Maria Eduarda afirma que investir em tecnologia para gestão foi essencial nos esforços de aumento de produtividade.
“Para isso, é necessário mensurar os resultados buscando cada vez mais qualidade nas entregas. A área de RH possui um grande arsenal de informações e dados que são riquíssimos para desenhar modelos analíticos e preditivos. Sem automação e digitalização não seria possível avançar nesse sentido para garantir a continuidade do posicionamento estratégico da área de RH junto aos negócios”, explica.
Transparência como reforço
Contudo, a adoção de novas ferramentas para seus processos internos em busca de melhor desempenho trouxe também o reforço da transparência no relacionamento com os colaboradores.
Como explica a Head de Recursos Humanos do Sem Parar, as características da parceria estabelecida em 2011 com a w3, empresa que seria adquirida pela LG lugar de gente em 2014, se traduziram na forma como as soluções afetaram sua gestão do capital humano. “Os produtos apoiam o desenvolvimento das nossas pessoas por meio do mapeamento de necessidades coletivas e individuais”, afirma.
De acordo com a gestora, o investimento em tecnologia permitiu que o colaborador entendesse melhor a importância de seu papel na organização e visualizasse, de forma mais clara, todo o processo do qual faz parte.
“Com a ferramenta, conseguimos realizar um processo importante como o de gestão de entregas de maneira estruturada, que transmite credibilidade aos nossos times e, acima de tudo, faz com que os funcionários enxerguem a importância do seu trabalho para alcançar os objetivos no negócio”, explica.
Tecnologia sob demanda
No contexto desafiador de incertezas e transformação constante que o mercado global enfrenta, poder contar com soluções capazes de atender a problemas específicos tem papel fundamental no desempenho da companhia.
É o que avalia Maria Eduarda a partir de sua experiência com as aplicações que a Sem Parar tem utilizado nos últimos anos. “A equipe da LG atende prontamente e de forma personalizada as nossas demandas, além de apresentar inovações constantes nos produtos”, pontua.
Para ela, a qualidade dessas ferramentas é mais um fator que se soma aos esforços que garantiram o desempenho da organização. “Os produtos que contratamos (metas, calibragem, competências e Plano de Desenvolvimento Individual – PDI), possuem qualidade acima da média do mercado, formando uma combinação poderosa quando se quer ter gestão de desempenho em uma só plataforma”, argumenta.
Como avalia a Head de Recursos Humanos do Sem Parar, a decisão de investir em tecnologia teve impacto profundo em seus processos e refletiu, em vista da escolha acertada do fornecedor, diretamente na trajetória da companhia. “A fusão da LG com a w3 levou os serviços e produtos a um nível ainda mais profissional, por meio da união de expertises complementares. Foi notável a mudança na melhoria dos serviços e no atendimento, levando a nossa parceria a outro patamar”, completa.
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