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Que lições de liderança um engenheiro deixa para o RH?

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Marcelo Nóbrega, Diretor de Recursos Humanos do McDonald’s, conta como saiu do ramo da Ciência da Computação para a área de gestão de pessoas e dá dicas para líderes.

Eleito em 2017 o RH mais admirado do Brasil, em premiação promovida pelo Grupo Gestão RH, Marcelo Nóbrega coleciona algumas histórias de superação que o levaram até o cargo de Diretor de Recursos Humanos do McDonald’s. Em entrevista à LG lugar de gente, ele conta como surgiu a paixão por gestão de pessoas e deixa lições de liderança para aqueles que desejam desenvolver o potencial de suas equipes.

Vale mencionar que antes de chegar ao McDonald’s em 2014, Marcelo se especializou em Ciências da Computação, Finanças e Engenharia de Produção e passou boa parte de sua trajetória como executivo de recursos humanos em empresas multinacionais nos segmentos de Petróleo e Gás, de Bens de Consumo e de Serviços de Transporte Aéreo. Também ocupou cargos de gestão em TI, Compras, Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente.

Marcelo Nobrega_ Lições de liderança
Marcelo Nóbrega, Diretor de Recursos Humanos do McDonald’s

Toda essa bagagem em outras áreas o levou a assumir um grande desafio: a diretoria de RH da petroleira argentina YPF, que começou suas operações no Brasil em 1997. “Na época, o presidente da empresa estava procurando alguém para o departamento de gestão de pessoas e me convidou para assumir essa função devido à minha experiência em transformação de negócio. Ele não queria um profissional tradicional de RH, mas alguém que tivesse visão do todo”, comenta o diretor de RH do McDonald’s.

Essa experiência somada aos grandes projetos que Marcelo participou, geralmente voltados para a transformação de estratégia e da cultura corporativa no Brasil, na América Latina e nos EUA, no contexto de aquisições, fusões, spin-offs e startups, o levou a grandes aprendizados. Confira alguns deles:

Conte com bons profissionais

Durante sua experiência na petroleira, Marcelo acabou assumindo também os departamentos de sistemas, compras, saúde, segurança e meio ambiente. “Nesse período, meu grande aprendizado foi: ‘preciso ter gente boa na minha equipe, pois nunca conseguirei conhecer profundamente todas essas áreas’. Em dois anos, passamos de zero para três mil pessoas na companhia e a constar na lista das 300 maiores empresas no Brasil. Foi um período profissional bastante recompensador”, ressalta.

Trabalhe em equipe

Em 2017, Marcello recebeu o título de “O RH mais admirado do Brasil”, conquista que ele atribui ao seu time. “Eu preciso afirmar que esse reconhecimento foi fruto de um trabalho que inclui minha equipe e todos aqueles que trabalham no McDonald´s. A empresa tem diversas ações bem interessantes que podem explicar isso. Mas algo que se destaca é a vocação da companhia para a geração de oportunidades de primeiro emprego. Somos um dos maiores empregadores do país, principalmente, de jovens”, completa.

Estabeleça metas audaciosas

Para Marcelo, as pessoas gostam de ser desafiadas, mas é importante deixar bem claro que o fim não justifica os meios. “Não é alcançar os resultados de negócio a qualquer preço. É preciso ser ético, respeitoso, colaborativo e contribuir para o progresso da empresa e da sociedade como um todo”, reforça o diretor.

Ele ressalta ainda que é fundamental comunicar bem os objetivos, ser transparente, estabelecer metas intermediárias, não mudar a regra do jogo e dar feedback frequentemente. “Além de mostrar a direção, também é papel do líder prover os recursos e treinamentos necessários e ajudar os colaboradores a superar os obstáculos que serão encontrados. Por fim, deve-se reconhecer e recompensar quando o resultado desejado é alcançado”, pontua Marcelo.

Desenvolva seus colaboradores

Outra dica do diretor de RH do McDonald´s é que a liderança deve promover o aprendizado constante através da criação de planos de desenvolvimento individuais (PDIs) para cada membro do time. “Nesse plano, deve estar refletido o objetivo profissional deles, a trajetória para se chegar lá e as experiências e aprendizados que devem ocorrer. Aloque as pessoas em funções em que elas poderão brilhar, ou seja, nos quais seus pontos fortes serão valorizados”, finaliza Marcelo.

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Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

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