Compartilhe

Diminuindo a curva de aprendizado: onboarding para treinar novos colaboradores

Conheça o onboarding, processo que pode ajudar sua empresa no desafio em fazer o funcionário recém contratado performar em um curto período

Segundo estudo realizado pelo site de recrutamento Monster, um novo líder, ao assumir um cargo, leva em média seis meses para se tornar lucrativo para a organização. Nas companhias em que não existe o processo de integração (ou onboarding), provavelmente, esse período é ainda maior e, a cada contratação, as equipes se desequilibram e o rendimento cai.

Se o cenário na sua empresa se parece com esse e o tempo de performance dos novos colaboradores ainda não está aderente às necessidades da sua empresa, você tem um desafio pela frente: diminuir a curva de aprendizado dos novatos. Esse conceito foi citado pela primeira vez pelo psicólogo alemão, Hermann Ebbinghaus, em 1885, e significa a representação do nível de instrução de uma pessoa em determinado assunto ou atividade.

onboarding
Representação gráfica da curva de aprendizado

Para a gestão do capital humano, curva de aprendizado é a relação entre tempo e proficiência do funcionário. É natural que, no início da mudança de cargo, a curva esteja menos elevada, mas a tendência é que, com o onboarding e experiência do funcionário, ela cresça.

Onboarding como estratégia para diminuir a curva de aprendizado

onboarding

Felipe Azevedo, Vice-presidente e Diretor de HCM da LG lugar de gente, explica que onboarding é o processo de integração de um novo colaborador com uma empresa e sua cultura. O objetivo é capacitar os profissionais recém-chegados da forma mais eficaz possível, para que o colaborador possa começar a produzir no menor tempo possível. “É o momento em que a empresa passa seus procedimentos básicos, valores, missão e até mesmo conhecimentos mínimos necessários para que os colaboradores possam atuar naquela função”, pontua o vice-presidente.

A Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP), que conta com mais de 3 mil funcionários, promovia a integração com de seus novos colaboradores desde 2012, porém apenas no formato presencial. Como a ação só era realizada em São Paulo (SP), o acesso dos colaboradores de outras regiões do país às orientações apresentadas era dificultado. Por isso, em 2015, a empresa viu a necessidade de aderir a uma tecnologia que apoiasse esse processo, deixando-o mais dinâmico e acessível.

Para Elaine Campos, Coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento da AFIP, por concentrar todos os materiais em uma única plataforma, o onboarding passou a ser mais efetivo. “A barreira geográfica foi superada e quando o novo funcionário chega em sua unidade, ele tem a aula institucional, conhece as práticas de TI da organização, além do foco que damos em medicina e segurança no trabalho, como diretrizes de uso de EPI. Pontos extremamente relevantes para nós”, completa a coordenadora.

Com a evolução no processo, Elaine também percebeu uma otimização na rotina da área de treinamento e desenvolvimento. “Agora, diminuindo a parte operacional dos treinamentos, conseguimos ficar mais focados na gestão do conhecimento e desenvolvimento dos profissionais. Além disso, conversamos com as áreas da AFIP sobre quais são as necessidades particulares e temos a possibilidade de investir nosso tempo em conteúdos complementares”, afirma.

Assim como a AFIP, sua organização também precisa de uma atuação mais forte na gestão do capital humano? Você ainda não sabe por onde começar? Confira o webinar “A revolução na Gestão do Capital Humano: ciclo de vida integrado e People Analytics” para aprender mais sobre o assunto.

Picture of Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.