fbpx

Programa de estágio: caminho ideal para desenvolver talentos

Data 15/06/2021

Sua empresa investe em um programa de estágio? A iniciativa pode facilitar a estratégia de talentos nas organizações, já que permite formar profissionais com as habilidades ideais para seu negócio ao mesmo tempo em que fortalece a marca empregadora.

A pesquisa “11º Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio”, realizada em 2020, apontou que 94% dos entrevistados consideram a experiência fundamental para se desenvolver profissionalmente. O relatório contou com a participação de mais de 17 mil estagiários de 719 organizações públicas, privadas, de economia mista e terceiro setor.

No estudo, 84% dos respondentes afirmam que gostaria de seguir carreira na empresa em que está estagiando, comprovando a centralidade desse tipo de programa na retenção de talentos.

Mas não para por aí. Em um levantamento anterior, também solicitado pelo CIEE para a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), fica clara a relevância dos projetos de estágio para a economia das empresas e do país.

Segundo o relatório, atividades desse tipo injetam na economia brasileira R$ 2,9 bilhões e o impacto direto, indireto e induzido no Produto Interno Bruto (PIB) é de R$7,2 bilhões. Além disso, 96,7% das empresas consideram que os estagiários são importantes, muito importantes ou essenciais para os resultados atingidos por suas organizações, enquanto 55,3% das instituições avaliam que as chances de um estagiário ser efetivado é alta ou muito alta.

É diante deste cenário que a LG lugar de gente abre vagas para seu Programa de Estágio 2021/2, que segue com as inscrições abertas até o dia 21 de junho. Bruna Dionísio, Supervisora de Gente e Gestão da empresa, explica a importância de as companhias investirem em projetos para novos talentos.

Investir em um programa de estágio é fundamental

Bruna acredita que manter um programa de estágio favorece a empresa desde um ponto de vista social, que permite o desenvolvimento de experiências profissionais a quem tem pouca vivência de mercado, até a descoberta de novos talentos, que poderão caminhar com a organização.

“Quando a empresa investe em um programa de estágio, ela está dando a oportunidade de o estudante começar a sua carreira, aprender e se desenvolver. Para a companhia, é uma excelente prática para formação de talentos, possibilitando o preenchimento de vagas que continuamente estão abertas, seja por substituição ou por aumento de quadro na atividade principal da organização”, ressalta.

Ganho de competitividade e marca empregadora forte

A especialista levanta que o programa de estágio é uma ferramenta organizacional importante para a empresa que deseja ter profissionais qualificados e, ao mesmo tempo, alinhados com a missão do negócio.

“Além de beneficiar o estudante, que tem a oportunidade de complementar os conhecimentos adquiridos diretamente na sua área de atuação, é bom para a companhia, pois favorece a identificação de talentos. Além disso, permite a potencialização de habilidades para criar carreiras de sucesso dentro da instituição, trazendo uma força de trabalho capacitada e fiel aos valores internos e aumentando a competitividade no mercado de trabalho”, destaca Bruna.

Isso fortalece a marca empregadora, aumentando a atratividade dos melhores talentos do mercado. “Os programas de formação de talentos remetem ao investimento da empresa no aprendizado, desenvolvimento e oferta de oportunidades de carreira”, completa.

Vagas abertas no Programa de Estágio da LG lugar de gente

Desde 2006 a LG lugar de gente estruturou o seu Programa de Estágio LG com o objetivo de integrar universitários ao ambiente organizacional, para que consigam colocar em prática o conhecimento adquirido no ambiente acadêmico.

“Selecionamos alunos da área de TI que estejam cursando a partir do 3º período. Quando o estagiário inicia na empresa, nos três primeiros meses ele fica quatro horas em treinamento e duas horas na prática com o seu time. Após esse período, passa a atuar durante as seis horas com as atividades junto à equipe, colocando em prática o que aprendeu no treinamento e na própria graduação”, explica.

Muito além da primeira oportunidade

Bruna explica que o Programa de Estágio LG contribui com o preenchimento de vagas. “A taxa de efetivação aqui na LG é de mais de 80%. Nosso projeto realmente tem como objetivo a formação dos talentos para que eles continuem conosco”, afirma.

Nesse sentido, as chances de crescimento dentro da organização são um dos principais motivos da atratividade do programa. “Temos mais de 50 colaboradores ativos que começaram como estagiários, mais de 20 desses ocupam cargos de liderança. Esse resultado mostra a efetividade do Programa e a importância de continuarmos melhorando a cada edição”, finaliza.

Saiba mais sobre o Programa de Estágio LG, que está com as inscrições abertas. Podem se candidatar, estudantes a partir do 3º período de cursos de graduação em TI e áreas relacionadas. Confira detalhes clicando aqui.

Compartilhe:
Comentários