Marca empregadora em tempos de crise: como a certificação GPTW contribui com as empresas

Confira quais as vantagens de ser uma empresa certificada pelo GPTW

O Great Place to Work (GPTW) é um programa de certificação que elenca, no formato de ranking, as melhores empresas para trabalhar dentro do âmbito nacional e até mesmo global.

A iniciativa possibilita que, por meio de uma ferramenta on-line de pesquisa e diagnóstico, seja feita uma medição prática e direta da percepção dos colaboradores em relação à empresa.

A participação das organizações garante, a partir dos resultados da pesquisa, a indicação de ações internas estratégicas para serem implementadas. Além disso, se a empresa atingir nota acima de 70 e for considerada um bom ambiente de trabalho, a companhia será reconhecida com um selo digital de certificação.

Segundo o GPTW, dentre os maiores benefícios do reconhecimento como uma boa empresa para trabalhar, estão:

  • Entender a opinião dos colaboradores;
  • Ter dados para a tomada de decisão;
  • Atrair os melhores talentos;
  • Fortalecer a marca empregadora;
  • Melhorar os resultados financeiros;
  • Benchmarking com o mercado.

Para Danilo Camapum, Gerente de Gente e Gestão da LG lugar de gente, o GPTW é uma instituição que fornece uma ferramenta completa de pesquisa de clima organizacional dentro das companhias.

Pelo segundo ano consecutivo a LG lugar de gente é certificada no GPTW

Segundo ele, ao aplicar uma análise como essa, “a empresa consegue consolidar a percepção de seus colaboradores em diferentes perspectivas, podendo guiar suas ações internas com embasamento na real fotografia do clima. A pesquisa permite que calibremos nossas ações de modo a promovermos um bom ambiente de trabalho de maneira mais precisa”, afirma.

Certificação GPTW em meio a crise

O ano de 2020 foi desafiador para muitas empresas, devido a crise gerada pela pandemia da covid-19. Assim como várias transformações tecnológicas foram aceleradas, diversas reestruturações nas rotinas de trabalho também precisaram ocorrer.

De acordo com o relatório do Great Place to Work “Tendências de Gestão de Pessoas em 2021”, realizado com 1.724 respondentes, sendo 358 representantes da alta liderança (C-level e diretoria), 79% acreditam que o clima é de otimismo em relação às oportunidades de negócio para a empresa em 2021. Apenas 19% dos respondentes dizem que o ambiente é incertos e 2% pessimistas.

Segundo o relatório, em comparação com a edição realizada em 2018, o número de otimistas reduziu. Na época, 83% dos respondentes tinham altas expectativas em relação ao ano de 2019, porém o resultado atual é próximo do colhido no último ano.

Para o especialista, dentro e fora do contexto da crise, a pesquisa do GPTW é uma ferramenta fundamental na gestão de pessoas para as organizações. “Seus resultados são a voz do colaborador mediante o contexto atual. Por isso, é muito importante que ela seja feita periodicamente, visto que os contextos tendem a mudar”, declara.

Além dos insights que podem ser oferecidos por esse programa de certificação, ser considerada uma das melhores empresas para trabalhar ajuda a fortalecer a marca, fazer benchmarking com organizações e aperfeiçoar as ações de gestão de pessoas, principalmente em um contexto de crise.

Danilo explica que foi feita em parceria com o GPTW uma pesquisa com perguntas direcionadas ao cenário de covid-19. Os resultados possibilitaram a análise de pontos como o trabalho em home office, a participação em sugestões, alinhamento de cenário entre gestor e equipes e o sentimento de segurança na pandemia.

Vantagens da certificação

A certificação GPTW propicia benefícios para as empresas e para os colaboradores. De acordo com o Gerente, a maior vantagem da pesquisa é dar a oportunidade para os funcionários emitirem sua visão sobre a organização.

Para ele, entre os aspectos envolvidos no estudo estão: “gestão, reconhecimento, relacionamento com os colegas, ações da empresa, qualidade de vida, conhecimento do negócio, dentre outros, demonstrando para a organização como suas ações têm refletido e possibilitando o trabalho em prol da melhoria contínua, bem como da manutenção das boas práticas”.

A LG lugar de gente foi certificada pela GPTW como um excelente lugar para trabalhar. Quer fazer parte desse time? Clique aqui e cadastre o seu currículo.

leticia.almeida

leticia.almeida

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.