Empresas de sucesso: qual o papel do RH em uma estratégia de crescimento sustentável? 

Especial EXAME Negócios em Expansão 2022 aponta que companhias bem-sucedidas precisam garantir sustentabilidade. Confira como a área de gestão de pessoas pode contribuir com esse processo.

O que as empresas de sucesso têm em comum? Como elas conseguem bons resultados? Se você atua no meio corporativo, já deve ter feito ou escutado essas perguntas. A busca pelo crescimento sustentável precisa fazer parte da estratégia de negócio das companhias. Veja o papel do RH nesse processo e como a área pode contribuir com a evolução das organizações. 

Para entender o cenário das empresas brasileiras, a Revista Exame, em parceria com o BTG Pactual, lançou o Especial EXAME Negócios em Expansão 2022, organizado pela PwC Brasil. O estudo listou companhias com receita líquida entre 2 e 300 milhões de reais. 

As empresas foram elencadas conforme a evolução de sua receita operacional líquida anual, entre os anos de 2020 e 2021. Segundo a Revista Exame, o objetivo do estudo é dar visibilidade às organizações brasileiras que cresceram de forma acelerada.  

Empresas de sucesso investem em crescimento sustentável

De acordo com Leo Branco, Editor da EXAME que acompanhou o estudo, todas as companhias classificadas no ranking têm um ponto em comum: conseguiram crescer em um cenário desafiador.  

“Em 2021, a pandemia de covid-19 impôs duras restrições à atividade econômica, com estabelecimentos fechados e dificuldades logísticas, além da crise na saúde pública. A inflação chegou a mais de 10%, o maior nível em seis anos, o que encareceu produtos e serviços e levou empresários de todos os setores a buscarem alternativas para segurar os preços. Das 205 empresas do ranking EXAME Negócios em Expansão 2022, só duas cresceram abaixo da inflação no ano passado”, pontua Leo. 

Segundo ele, empresas que querem expandir precisam investir em crescimento sustentável. “Após anos de bonança, a indústria do capital de risco vive uma retração global, reduzindo o acesso a investimentos e o valor de mercado das startups. É o momento de focar na geração de receita e na sustentabilidade dos negócios. Ainda que o cenário seja desafiador, as boas oportunidades continuarão existindo para quem combina estratégia e capacidade de execução”, destaca. 

LG no ranking EXAME Negócios em Expansão

A LG lugar de gente foi uma das 205 companhias listadas no levantamento. Para Felipe Azevedo, Presidente da empresa, fazer parte do Especial EXAME Negócios em Expansão é um indicativo de que os investimentos feitos para oferecer soluções inovadoras de tecnologia para gestão de pessoas estão no caminho certo. 

“É motivo de grande orgulho para mim e, tenho certeza, para todos os stakeholders da LG. Nos últimos anos, temos investido e trabalhado muito para ampliar nossa base de clientes, ajudando na transformação digital do RH de pequenas e grandes empresas dos mais variados segmentos de atuação. Por isso, ser reconhecido com essa premiação traz motivação para continuarmos perseguindo esse objetivo, aumentando ainda mais nossa relevância no mercado nacional versus os players globais e nosso market share”, destaca Felipe. 

O Presidente ainda ressalta que o ranking atesta, mais uma vez, a saúde financeira da empresa, que é uma característica da LG lugar de gente há muitos anos. “É esse atributo que nos dá capacidade de investimento em novos produtos, novas funcionalidades e aumento de nosso portfólio, em um tempo adequado ao que os clientes precisam. Não à toa, sempre estamos à frente, lançando soluções inovadoras no mercado, como a LiGia, nossa plataforma de inteligência artificial que inclusive já tem comando de voz aplicado aos serviços de RH”, afirma. 

Para ele, essa é uma conquista dos mais de 700 colaboradores da empresa. “Importante também destacar que todo o time LG tem papel fundamental nessa conquista, afinal, são eles que estão se desafiando e entregando cada vez mais, dia a dia”, orgulha-se.  

O papel do RH no crescimento sustentável dos negócios

Não é segredo que a área de gestão de pessoas cuida de processos sensíveis para as empresas e que eles podem impactar nos resultados financeiros. Dentre eles o cumprimento da legislação, o pagamento de salários, benefícios e tributos, evitando passivos trabalhistas. 

O RH também é responsável pelo planejamento da força de trabalho, para garantir que a empresa tenha talentos engajados em busca dos objetivos de resultados do negócio. Cenário que se tornou ainda mais desafiador com a pandemia. 

De acordo com a pesquisa “Location Strategy for a Hybrid Workforce”, promovida pela Gartner em 2021, o planejamento da força de trabalho atualmente deve considerar o modelo híbrido, levando em conta quatro aspectos. São eles: 

  • Vantagem competitiva 

Lugares com maior oferta de emprego oferecem mais possibilidades aos colaboradores. Ao mesmo tempo, isso pode ser um fator de competitividade na busca por mão de obra. 

  • Representatividade e diversidade 

É importante promover talentos sub-representados. Nesse contexto, a descentralização da captação de pessoal pode ser favorável, podendo levar à reflexão sobre novos lugares de atuação. 

  • Sustentabilidade a longo prazo 

Considerar a proximidade com universidades e centros de formação, pode ser vantajoso para a empresa na demanda de pessoal atual e futura. O estudo destaca que eles são geradores de mão de obra qualificada, além de produção de pesquisas que podem ser interessantes aos negócios.  

  • Riscos sociopolíticos 

É importante que o RH fique de olho nas instabilidades nas distintas esferas do poder ou mesmo da sociedade que podem afetar as companhias.  

Digitalização do RH é necessária

Para cumprir esse papel, o RH pode e deve contar com o apoio de soluções tecnológicas. Viviane Lacerda, Diretora de Operações na LG lugar de gente, destaca que a transformação digital da área permite que o foco esteja no desenvolvimento dos talentos e resultados para ser uma empresa de sucesso. 

Ela reforça que negócios de todos os tamanhos e segmentos podem investir na transformação digital do RH. Nesse sentido, Viviane ressalta que o primeiro passo envolve entender o momento de cada organização, identificar e priorizar ações. 

A Diretora exemplifica com um dos processos mais sensíveis da área. “Por exemplo, a folha de pagamento pode ser feita de forma que retire um trabalho burocrático intenso do RH, permitindo que os colaboradores levem menos tempo na operação e ganhem tempo para pensar em ações estratégicas”, comenta. 

O segundo passo, de acordo com Viviane, pode ser investir na autonomia dos funcionários. “Assim, o RH começará a entregar mais serviços para seu colaborador: aplicativos para que ele consiga acessar o contracheque, informe de rendimentos, solicitar férias, fazer gestão de conta e frequência. Ações que refletem diretamente no tempo, engajamento e participação dos funcionários”, lista Viviane. 

Com isso, o RH consegue contribuir com crescimento do negócio em empresas de sucesso. “A área pode ajudar os líderes a conhecerem as pessoas de forma mais profunda, melhorar a experiência delas e levá-las a serem mais produtivas, em equilíbrio com a vida pessoal e, assim, promover resultados sustentáveis”, finaliza. 

Quer impulsionar os resultados de gestão de pessoas e garantir a sustentabilidade do seu negócio? Confira o conteúdo da Semana Digitaliza RH 2022, que teve o tema “Do RH tradicional ao digital: descubra como acelerar a inovação e o crescimento da sua empresa”. Clique aqui e cadastre-se para acessar. 

Rômulo Santos

Rômulo Santos

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.