Organizações que querem entregar resultados com excelência, precisam reconhecer a importância de seus clientes, sejam eles internos (colaboradores), ou externos (compradores, parceiros e o mercado). Uma cultura centrada no cliente começa com percepção ativa, que por sua vez vai além de captar palavras. Envolve a interpretação de necessidades e expectativas, transformando esses dados em alicerces para decisões estratégicas.
Alcançar esse desafio exige um olhar mais próximo e atencioso, por isso, a atuação empática dos gestores é uma ferramenta poderosa. Para alcançar essa relação de confiança, é crucial possuir também canais de atendimento variados, promovendo uma comunicação fluída e acessível. O resultado positivo virá não apenas do relacionamento, mas da satisfação geral.
Aqui na LG lugar de gente, a priorização do cliente está presente em todos os processos, pois faz parte da nossa missão de encantá-los com sistemas humanos inovadores. Essa premissa é um compromisso e com o objetivo de torná-la ainda mais presente em nossas ações e estratégias, recentemente assumi a diretoria de experiência do cliente.
Oferecer essa jornada também aos nossos colaboradores não deve ser uma construção operacional, as tecnologias podem ser aliadas. Hoje, mais do que nunca, percebo que essa não é uma escolha, mas uma necessidade. Recursos inteligentes, para coleta e análise de dados são fundamentais para otimizar processos, reduzir overhead, maximizar resultados e trabalhar com um foco nas tomadas de decisão que impactarão no crescimento da empresa.
Minha dica é sempre manter o olhar no cliente, seja ele interno ou externo. Nossos colaboradores, pares, gestores e líderes são nossos clientes, assim como os profissionais das companhias que servimos. Precisamos nos tornar os guardiões dos nossos clientes, ouvindo atentamente, nos aprofundando nas soluções para prestar um atendimento integral que gere valor, tanto para eles quanto para nós.
Ao adotar essa abordagem estamos não só elevando a experiência do cliente, mas também enriquecendo a cultura da nossa organização, tornando-a mais empática, inovadora e, acima de tudo, mais humana e conectada às verdadeiras necessidades que devem nos mover.
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