O Great Place to Work (GPTW), empresa de pesquisa, consultoria e educação dedicada ao estudo de clima e cultura organizacional, divulgou um ebook que aponta a confiança dos funcionários como fator determinante para o sucesso das empresas. Segundo o material, mesmo com estratégias de gestão de pessoas e perfis de funcionários totalmente diferentes, Ambev e Google, por exemplo, foram premiados como excelentes lugares para se trabalhar.
Para o GPTW, o segredo seria cada empregador conquistar profissionais que se encaixem na cultura, valores e realidade da companhia. Isso porque, a relação profissional vem se assemelhando cada vez mais às relações pessoais. Sendo assim, o desafio está em “casar” o perfil do profissional com o da empresa e estabelecer essa relação de confiança.
A confiança e a performance
O estudo sugere que, em um meio em que pares, líder e liderados possuem confiança um nos outros, não é necessário excesso de controle e burocracia. Prazos acordados são cumpridos e gestores não perdem energia com cobranças desnecessárias. Assim, naturalmente, colaboradores ficam mais engajados e comprometidos e a performance da equipe aumenta.
Esse cenário está intimamente ligado ao alcance dos objetivos organizacionais, já que gera maior agilidade dos processos, tarefas executadas com mais precisão e redução de custos. Os profissionais também saem ganhando, porque, além de gostarem do trabalho, se sentem à vontade para desenvolver suas habilidades, assumir riscos e inovar.
Saber ouvir e dar feedback
Outro ponto citado no documento como fundamental em uma relação de confiança é a comunicação autêntica, com respeito e oportunidades iguais. Dar voz ao colaborador também tem sido apontado como forte tendência para empresas lidarem com as novas gerações que chegam ao mercado de trabalho.
Além disso, o envolvimento da liderança é apontado como determinante para a criação de um excelente ambiente de trabalho por meio da confiança. Para esse objetivo, é papel de todos os gestores criar cenários que atendam às principais necessidades dos colaboradores, bem como executar e divulgar essas definições, a fim de manter a comunicação sempre transparente e objetiva.
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