Compartilhe

RH Verde: por uma gestão do capital humano mais sustentável

Avalie o artigo
Entenda como implementar práticas sustentáveis no RH pode beneficiar seu negócio e contribuir para um futuro mais verde.

Todos estamos cientes de que vivemos uma emergência climática, realidade que requer uma transição energética rápida, o que, consequentemente, demanda reinventar o modelo de negócio atual. Nesse sentido, um RH Verde torna-se uma importante estratégia para estabelecer a prática da sustentabilidade nas empresas.

Neste artigo, você vai compreender o que significa esse conceito, sua importância e como aplicá-lo dentro das organizações. Confira o texto completo a seguir!

O que é um RH Verde?

O conceito de RH Verde emergiu como uma resposta à crescente preocupação com a sustentabilidade ambiental e o impacto das atividades humanas no meio ambiente.

Segundo Arulrajah, importante teórico da área, esse conceito abrange um conjunto de práticas e políticas de gestão de pessoas que visam promover a sustentabilidade dentro das organizações.

Esse conceito, portanto, representa uma integração estratégica das preocupações ambientais na gestão de recursos humanos, proporcionando uma abordagem holística para alcançar a sustentabilidade organizacional.

Prova do destaque dessa nova onda é que, segundo a Confederação Nacional da Indústria¸ 60% das empresas no Brasil têm áreas dedicadas à sustentabilidade. Isso representa um salto em relação ao ano passado, 2023, quando 34% dos entrevistados afirmaram ter em seu organograma uma área dedicada a lidar com o assunto.

Exemplos de práticas de RH Verde

Recrutamento e seleção sustentáveis

Priorizar a contratação de candidatos que demonstram um compromisso com a sustentabilidade e práticas ambientais responsáveis.

Treinamento e desenvolvimento

Oferecer programas de treinamento que educam os funcionários sobre práticas sustentáveis e a importância da responsabilidade ambiental.

Gestão de desempenho e recompensas

Incluir critérios de sustentabilidade na avaliação de desempenho dos funcionários e recompensar aqueles que contribuem significativamente para as metas ambientais da empresa.

Engajamento e cultura organizacional

Promover uma cultura de sustentabilidade dentro da organização, encorajando práticas como reciclagem, redução de desperdício e uso eficiente de recursos.

Benefícios e incentivos

Oferecer benefícios que incentivem comportamentos ecológicos, como subsídios para transporte público, programas de carona compartilhada ou incentivos para o uso de bicicletas.

Saúde e bem-estar

Implementar iniciativas que promovam a saúde e o bem-estar dos funcionários de forma sustentável, como programas de alimentação saudável e atividades físicas ao ar livre.

Políticas e procedimentos

Desenvolver e implementar políticas e procedimentos que minimizem o impacto ambiental da organização, como a redução do uso de papel, a adoção de tecnologias verdes e a promoção de práticas de trabalho remoto.

O objetivo do RH Verde é alinhar as práticas de gestão de pessoas com os objetivos de sustentabilidade da organização, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável e um impacto ambiental reduzido.

O que fazer antes de aderir ao RH Verde?

A mudança para uma postura mais sustentável da empresa exige estratégias de comunicação e engajamento da liderança. Sabendo disso, confira algumas práticas que podem ser incluídas no processo de adesão a valores e práticas sustentáveis por parte do RH.

1. Avaliar a cultura organizacional

    É fundamental entender se a empresa já demonstra um compromisso com a sustentabilidade em suas operações ou se é necessário implementar mudanças na cultura organizacional para promover esse compromisso.

    2. Comunicar com transparência

    Os colaboradores, acionistas e clientes precisam entender os motivos, objetivos e benefícios de uma cultura organizacional que prioriza a sustentabilidade. Uma comunicação clara e transparente sobre esses esforços de sustentabilidade é algo indispensável para obter o apoio de todas as partes interessadas.

    Nesse sentido, cabe ao RH investir na divulgação das políticas sustentáveis, das metas da empresa e do progresso de maneira aberta e acessível.

    3. Engajar a liderança

    Gestores e líderes de departamento podem ser os principais defensores da sustentabilidade. Eles devem comprometer-se com práticas sustentáveis, demonstrando isso em suas próprias decisões e apoiando iniciativas nesse sentido, auxiliando o RH na implementação de políticas e campanhas.

    Conheça a plataforma completa de gestão do capital humano da LG lugar de gente e garanta um negócio cada vez mais sustentável. Clique aqui e saiba mais!

    Picture of Priscila Cruz

    Priscila Cruz

    Professora de Língua Portuguesa por formação, Analista de SEO por paixão. Atualmente, pós-graduada em Marketing e Growth para aprender a aliar criatividade com crescimento estratégico e acelerado. Acredito que a produção de conteúdo pela internet é o caminho para democratização do acesso ao conhecimento. Por isso, explore comigo as tendências de RH e todo o universo da gestão do capital humano!

    Newsletter Huma

    Cadastre-se e receba

    nosso conteúdo exclusivo

    Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.