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Tecnologia para RH contribui com redução de custos da Oi

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Digitalização da área de recursos humanos faz parte da estratégia de negócio da empresa

Automatização de processos, cruzamento de dados, relatórios confiáveis, mais autonomia para gestores e colaboradores. Esses são alguns exemplos dos benefícios que as ferramentas de tecnologia para RH trazem para a gestão de pessoas. A Oi, companhia de telecomunicações, cliente da LG lugar de gente desde 1999, tem investido constantemente na digitalização da área de recursos humanos e alcança bons resultados.

tecnologia para RH

Para atender aos seus 70 milhões de clientes no Brasil, a empresa conta com o ecossistema de aproximadamente 130 mil pessoas, sendo que cerca de 15 mil são colaboradores diretos da companhia. De acordo com Ricardo Guedes, então Gerente de Informações, Controles e Otimizações da Oi, a gestão de capital humano é um grande desafio. “Somos o resultado de muitas fusões e aquisições. Isso por si só já nos traz vários níveis de complexidade em relação à administração da folha de pagamento, bem como dos demais subsistemas da área de RH”, comenta.

Superando os desafios

As alterações constantes na estrutura da empresa não são um problema para a gestão de pessoas da Oi, que utiliza o Gen.te Recebe – Folha de pagamento para gerenciar mais de 34 mil colaboradores, conforme relata Ricardo. “Se olharmos, por exemplo, para a fusão com a Brasil Telecom, em pouco tempo nossos processos já estavam unificados. Isso aconteceu graças à flexibilidade da ferramenta que permite diversas parametrizações e garante robustez no processamento”, pontua o gerente.

Apesar do grande número de funcionários, a empresa consegue organizar e acompanhar os custos com pessoas, com apoio da solução Gen.te Planeja – Orçamento de Pessoal. “Já estamos no terceiro ano consecutivo de elaboração do orçamento de pessoal com essa ferramenta. E a evolução nos permitiu compartilhar com os principais diretores e gestores da Oi a responsabilidade pela definição de algumas regras de negócio, como percentual de horas extras em relação ao salário nominal, remuneração variável de vendas e taxa de ocupação das vagas. O resultado é um orçamento mais assertivo e mais adequado à realidade de cada diretoria. Outro ponto relevante da ferramenta é que, após o orçamento ser aprovado, podemos acompanhar as movimentações internas e comparar orçado versus realizado no menor nível de detalhe”, destaca.

Mais autonomia e economia

Além de facilitar os processos internos, a utilização de tecnologia para RH também proporciona mais autonomia para os colaboradores da Oi. Ricardo explica que a empresa criou o “Portal de Gente”, através da ferramenta de autoatendimento da LG lugar de gente. Segundo ele, o portal recebe em média 6 milhões de acessos por ano. “Todos os funcionários possuem contato com esse canal, que se tornou um dos principais meios de comunicação entre a área de Gente e Gestão e os nossos clientes internos. O software nos permite fazer uma série de segmentações, por isso alguns serviços são direcionados para 100% dos colaboradores e outros apenas para gestores”, relata.

Segundo o gerente, o portal proporcionou uma significativa redução de custos para a empresa. Um exemplo dado por ele se refere à solicitação de auxílio-creche, que se tornou mais rápida. “Anteriormente, os funcionários elegíveis ao benefício precisavam encaminhar os formulários preenchidos via Correios. Isso gerava um alto custo de envio, os documentos demoravam a chegar para o RH, que ainda fazia a análise manualmente e só depois enviava para a folha de pagamento. Com a solução de Gen.te Flui – Workflow, criamos um fluxo de trabalho para automatizar esse processo e, através do portal de autoatendimento, o colaborador elegível insere o documento digitalizado, cujos dados irão automaticamente para a folha de pagamento. A digitalização desse processo gerou economia de mais de R$ 300 mil por ano e ainda permitiu que os documentos, antes salvos em meio físico, fiquem arquivados digitalmente”, comemora Ricardo.

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*Os dados aqui apresentados dizem respeito à realidade da Oi e seu relacionamento com a LG lugar de gente em 2016.

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Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

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