11 vantagens de usar um software de gestão de recursos humanos

Conheça os benefícios de implementar soluções digitais no gerenciamento de equipes para um ambiente de trabalho mais dinâmico e eficaz. Leia o artigo completo!

No ambiente empresarial contemporâneo, em que o gerenciamento do capital humano é fundamental para o êxito das organizações, torna-se essencial o uso de tecnologia para otimizar as etapas da jornada do colaborador e proporcionar uma boa experiência. E neste panorama é preciso compreender as vantagens de usar um software de gestão de recursos humanos como estratégia.

Neste artigo, apresentamos os 10 principais benefícios de implementar um software de RH na sua empresa. Abrangendo desde o processamento de informações dos funcionários até a melhoria das operações do setor, essas inovações tecnológicas possuem a capacidade de elevar a eficiência, produtividade e expansão organizacional.

Continue lendo para explorar como essa tecnologia pode ser um divisor de águas na gestão de talentos da sua empresa!

O que é um software de gestão de recursos humanos?

Um software de gestão de recursos humanos serve como um sistema unificado que compila e estrutura informações essenciais dos colaboradores, incluindo dados pessoais, trajetória profissional, competências, formações, benefícios, avaliações de performance, dentre outros.

Gilmar Filho, Supervisor de Inovação de Produtos na LG lugar de gente, destaca que sistemas modernos de gestão permitem uma visão holística dos colaboradores, desde a sua entrada na empresa até o desenvolvimento de carreira.

“A automação de processos rotineiros libera tempo precioso, permitindo que os profissionais de RH se concentrem em atividades mais estratégicas, como o desenvolvimento de programas de treinamento e engajamento. Já a análise preditiva, impulsionada pela tecnologia, capacita os gestores a tomar decisões informadas e proativas, antecipando desafios e identificando oportunidades de crescimento”, exemplifica o supervisor.

Além disso, a parceria com um fornecedor de tecnologia para RH confiável permite que os dados sejam mantidos de forma segura e possam ser acessados facilmente de um local central, favorecendo um gerenciamento mais ágil e exato.

Nesse sentido, o software apresenta funcionalidades sofisticadas, como:

Estas características contribuem para a simplificação e aceleração das atividades rotineiras do setor de recursos humanos, liberando os profissionais para se dedicarem a tarefas mais estratégicas e com maior valor agregado.

Um aspecto relevante é que os softwares de gestão de RH que detém uma tecnologia mais sofisticada são capazes de produzir relatórios e análises aprofundadas, o que oferece aos líderes uma perspectiva detalhada e ampla sobre os dados dos funcionários. Isso facilita a tomada de decisões informadas, baseadas em dados precisos e atualizados.

Essa visão expandida promove ainda a identificação de tendências, deficiências em competências e oportunidades de aprimoramento dentro da empresa.

11 vantagens de usar um software de gestão de capital humano


1. Diminuição de despesas

Desde o início do processo de recrutamento, um sistema informatizado pode prestar suporte através de diversas funcionalidades.

Entre elas, destacam-se um banco de dados inteligente de currículos, automação na criação de vagas, organização de entrevistas e testes on-line, além do acompanhamento do desempenho dos candidatos. Isso contribui para a redução dos custos e esforços no processo de contratação.

No cotidiano corporativo, a adoção de tecnologia igualmente promove a economia de recursos ao facilitar a comunicação entre os profissionais através de métodos mais econômicos, como videoconferências e plataformas digitais.

Além disso, aprimora-se o controle sobre o tempo, a produtividade e a gestão de folha de pagamento, identificando e minimizando horas extras, por exemplo. Nesse sentido, é preciso ter como foco solução totalmente aderente à legislação. Isso permite que as atividades sejam realizadas de maneira inteligente, o que garante a segurança e assertividade do processo.

Por fim, fica claro que uma ferramenta de RH é uma grande aliada das empresas para extrair o máximo de seus colaboradores e reduzir seus custos simultaneamente. Mas é necessário escolher um software que seja capaz de atender as especificidades do seu negócio.

A LG lugar de gente, a maior HR Tech do Brasil, tem soluções do recrutamento ao desligamento do colaborador. Conheça nossas soluções.

2. Elevação da produtividade

A automação de processos burocráticos, como o gerenciamento de folhas de pagamento e registros, não apenas economiza tempo, mas permite que os profissionais de RH se concentrem em iniciativas mais estratégicas.

O fato é que, ao reduzir tarefas repetitivas, a tecnologia melhora a eficiência operacional, promovendo um ambiente mais produtivo.

Sendo assim, ao otimizar a gestão de tempo e tarefas por meio da tecnologia, as empresas posicionam o RH como um catalisador estratégico, capaz de responder com agilidade às demandas do mercado e promover uma cultura organizacional mais dinâmica.

3. Gestão orientada a dados

Ao utilizar software de RH é possível eliminar falhas humanas. Os dados são processados com maior precisão e clareza pelo sistema e isso evita a necessidade de refazer tarefas e reduz os riscos associados.

Com análises precisas do desempenho dos colaboradores, eficácia de programas de treinamento e outros indicadores, os profissionais de RH podem identificar padrões, antecipar tendências e tomar decisões informadas que impulsionam o crescimento da empresa.

Afinal, a adoção de uma abordagem baseada em dados possibilita que as organizações otimizem o processo decisório e alinhem estrategicamente suas práticas de gestão de pessoas com os objetivos globais da empresa.

Gilmar reforça que, no ambiente competitivo atual, a tomada de decisão no RH não pode depender apenas da intuição. “A tecnologia possibilita uma abordagem baseada em dados, oferecendo aos gestores insights valiosos para aprimorar a gestão de talentos”, aponta.

4. Proteção de informações

As tradicionais planilhas armazenadas nos computadores, mesmo que protegidas por senha, enfrentam vulnerabilidades de falhas técnicas ou de segurança de dados. Muitos dados manuseados pelo RH são confidenciais e é crucial impedir o acesso por partes não autorizadas.

Por isso, é importante a contratação de  softwares de gestão preocupados com a segurança da informação, para que se possa evitar essas exposições, protegendo as informações de maneira permanente.

Na LG lugar de gente, a segurança da informação é levada a sério. Desde 2019, somos certificados na ISO 27001, padrão internacional para o gerenciamento eficaz da segurança da informação. Saiba mais!

5. Estruturação documental

A desorganização pode causar perda de tempo e de trabalho. Softwares de gestão permitem o armazenamento de documentos de maneira eficiente, com uma variedade de filtros de busca disponíveis.

Em poucos segundos, pode-se acessar históricos profissionais completos ou recursos de processos seletivos utilizados em anos anteriores, reduzindo a burocracia.

6. Eliminação de erros de cálculo

Erros em cálculos de impostos, pagamentos, férias, benefícios e reembolsos podem causar grandes dores de cabeça e até problemas legais, todos evitáveis com cálculos precisos. Ignorar o uso de tecnologia para resolver estas questões é permanecer estagnado no passado.

7. Funcionalidades sob medida

É possível adaptar os softwares de RH às especificidades do seu trabalho. Eles são configurados para atender às necessidades particulares da sua rotina, podendo incluir, por exemplo, a criação de alertas variados e o gerenciamento eficaz de benefícios corporativos de maneira ágil e inteligente.

8. Relatórios instantâneos

Com apenas alguns cliques, é viável realizar diversas análises dos dados registrados no sistema, elaborando relatórios que levariam horas para serem feitos manualmente.

9. Conformidade com as normas atuais

Os softwares de gestão de RH são capazes de se atualizar em resposta às frequentes mudanças legislativas, assegurando que tanto a empresa quanto seus colaboradores estejam sempre em conformidade com a legislação em vigor, evitando assim contratempos jurídicos.

10. Descoberta de talentos

Os sistemas de gestão de pessoas facilitam tanto a seleção de novos funcionários quanto o reconhecimento e a retenção de talentos já presentes na empresa, permitindo a identificação de habilidades e o registro do desempenho. Ao considerar promoções ou bonificações, o software fornece dados relevantes e pode inclusive gerar alertas de produtividade.

11. Capacitação e treinamento

Os softwares de gestão de RH oferecem a possibilidade de realizar diversos tipos de treinamentos diretamente em suas plataformas. Muitas vezes, esses treinamentos podem ser executados nos próprios equipamentos dos colaboradores, de forma individualizada e sem a necessidade de deslocamento, enquanto os resultados das avaliações de desempenho são sistematicamente registrados.

A LG lugar de gente tem o software de gestão de recursos humanos certo para você

Ao explorar as inúmeras vantagens de adotar um software de gestão de recursos humanos, fica evidente que escolher a ferramenta certa é fundamental para impulsionar o crescimento e a eficiência da sua empresa.

Neste contexto, com uma gama de produtos que vai do recrutamento ao desligamento, você terá acesso a uma solução completa e adaptável que atende às necessidades específicas do seu negócio.

Convidamos você a descobrir como a gente pode transformar a gestão de recursos humanos da sua empresa. Entre em contato conosco e agende uma demonstração. Juntos, podemos desbloquear o potencial completo do seu capital humano, levando sua empresa a novos patamares de sucesso.

Priscila Cruz

Priscila Cruz

Professora de Língua Portuguesa por formação, Analista de SEO por paixão. Atualmente, pós-graduada em Marketing e Growth para aprender a aliar criatividade com crescimento estratégico e acelerado. Acredito que a produção de conteúdo pela internet é o caminho para democratização do acesso ao conhecimento. Por isso, explore comigo as tendências de RH e todo o universo da gestão do capital humano!

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.