As mudanças de comportamento e consumo trazidas pela revolução tecnológica exigem um quadro de profissionais capazes de lidar com a necessidade de aprender mais em um espaço de tempo cada vez menor. Contudo, atrair talentos na era digital alinhados ao dinamismo do mercado é um desafio, mesmo para empresas que nasceram nessa realidade, como revela a Diretora de RH da Amaro, Isadora Gabriel.
Muito disso se deve ao fato de a oferta de profissionais com as características desejadas pelas empresas ainda ser baixa. Diante disso, Isadora conta que a organização, apontada em um levantamento do LinkedIn como uma das 25 startups mais desejadas por novos talentos no Brasil em 2018, tenta mudar esse cenário. “Somos uma empresa de moda e tecnologia e hoje temos o desafio de formar pessoas nesse mercado. No Brasil, isso é um caminho ainda em transformação e o RH tem um papel estratégico nessa mudança”, afirma.
Como atrair talentos na era digital?
Para tornar-se alvo de talentos na era digital, o primeiro passo é avaliar como é trabalhada a marca empregadora da empresa. “Ao invés de concentrar esforços na divulgação de vagas específicas, a ideia é divulgar a companhia e os bons motivos que há para se trabalhar nela. Assim como em vendas, a estratégia é encantar seu cliente (candidato), antes mesmo que ele possa ter interesse específico em alguma vaga”, explica a Presidente da LG lugar de gente, Daniela Mendonça.
Se a operação da empresa pretender gerar algum impacto no mercado e na vida das pessoas, as experiências de consumidores e colaboradores devem ser compatíveis. No caso da Amaro, isso se traduz no uso da tecnologia desde a criação das peças até a gestão logística.
Em um país onde 70% da população está presente na internet, de acordo com levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a startup recorre à análise de dados de comportamento de consumo para ser capaz de prever tendências no Brasil e permite que, mesmo em suas 15 lojas físicas, o consumidor seja capaz de escanear um produto e acessar seu catálogo completo na rede.
Internamente, essa digitalização de processos se apresenta na relação com seus colaboradores. “Hoje, contamos com um conjunto de tecnologias bem avançado, com software moderno tanto para a parte de seleção, onboarding, engajamento, indicadores de pessoal e performance. Além disso, investimos em design organizacional para tornar as equipes mais integradas e colaborativas”, enumera a Diretora de RH da Amaro.
Aprendizado contínuo
Uma vez que a marca da empresa esteja alinhada à sua cultura como empregadora, é possível medir se os profissionais desejados estão sendo atraídos e otimizar esse processo através de ferramentas como o People Analytics, como exemplifica Felipe Azevedo, Vice-Presidente da LG lugar de gente.
Felipe explica que através desse recurso a organização abandona o viés subjetivo das tomadas de decisão. “Com esse tipo de tecnologia, as análises são feitas a partir de dados objetivos. Ou seja, a gestão de RH se torna mais alinhada à estratégia e ao resultado da organização. É possível também realizar previsão de ações futuras com base na análise de comportamentos existentes, dando subsídios aos líderes com indicadores e informações confiáveis”, ressalta.
Essa solução se conecta diretamente à necessidade de formação gradativa de novos talentos na era digital, apontada por Isadora Gabriel como desafio atual. Para a Diretora de RH, no mundo atual, é vital o aprendizado contínuo. “Estamos sempre absorvendo novos conhecimentos, formas de trabalhar e testando coisas novas, sem medo de arriscar, errar e começar novamente”.
Nesse sentido, ela também enxerga o uso de ferramentas de automatização como a melhor forma de perpetuar o processo de evolução dos colaboradores. “As soluções da LG lugar de gente nos ajudam a integrar informações e empoderar os líderes a fazerem uma gestão mais ágil no dia a dia através do portal”, finaliza.
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