De acordo com a “1ª Pesquisa Nacional com a Média Liderança”, realizada em 2016 pela Agência Ação Integrada, com mais de 2.200 líderes brasileiros, 84% dos participantes afirmam que as informações compartilhadas por eles são as mais lembradas por seus colaboradores. Isso reforça a importância do papel do gestor no repasse das estratégias da empresa. Mas de que forma comunicação e liderança podem caminhar juntas?
Para a Diretora de Serviços da LG lugar de gente, Renata Martins, um bom líder aprende a utilizar a comunicação a seu favor. “Comunicar é partilhar, tornar comum. Portanto, pressupõe a interação e, principalmente, o saber ouvir. Quando o assunto é liderança, ela é o instrumento básico capaz de promover e multiplicar mudanças positivas, além de ser fundamental para gerar laços de confiança com equipe, pares, gestores e clientes”, explica.
Mas, afinal, como aplicar essa habilidade na prática? Renata lista 4 dicas com base na sua experiência de mais de 15 anos de carreira à frente de equipes de diversas áreas. Confira!
1 – Desenvolva a comunicação
Segundo Renata, comunicação é uma competência e, portanto, pode ser aperfeiçoada dia após dia. “Muitas vezes, ela é apontada como a grande dificuldade das companhias para atingirem seus objetivos. Já que, infelizmente, nem todos os gestores compreendem a necessidade de aprimorar essa habilidade. Mas sempre podemos mudar esse cenário”, garante a diretora.
2 – Defina propósitos
Na opinião da diretora, a maneira como o gestor comunica aos liderados “o que fazer” e “como fazer” é um dos princípios básicos do relacionamento. “É importante também deixar claro o ‘por que fazer’, ou seja, o propósito das coisas. Isso vai gerar atitude, motivação e engajamento, além de trazer resultados transformadores e vantagens competitivas”, completa Renata.
3 – Crie oportunidades
Renata ressalta que os líderes precisam trabalhar com consciência, a fim de reverter o paradigma “problema de comunicação” para “oportunidade pela excelência da comunicação”. “Comunicar bem é essencial para que o gestor consiga contribuir com o desenvolvimento do negócio, já que a comunicação permeia praticamente todos os processos de uma gestão. Quando um novo funcionário entra na empresa, por exemplo, somente com uma comunicação bem estruturada é possível inseri-lo na sua nova equipe, promover a integração, apresentar os valores e objetivos da companhia e a importância do trabalho dele para o alcance das metas”, pontua.
4 – Coloque em prática
Mas o que é preciso para aprimorar esse processo e usá-lo a favor dos resultados? Para Renata, a resposta é: praticar. “É essencial tomar consciência dos nossos padrões de comunicação, dos sinais e reações dos liderados, pedindo sempre o feedback deles. O foco não pode ser pessoal, mas sim na relação com o outro. Muitas vezes, achamos que nos comunicamos bem, mas frequentemente as pessoas são influenciadas pela forma como se sentem em relação a nós e não pelo que falamos. É importante ainda adaptar a comunicação ao tipo de interlocutor”, comenta ela.
A diretora reforça ainda que combinar comunicação e liderança significa investir em relacionamento, engajamento e assertividade das ações dos gestores. “A responsabilidade por esse aperfeiçoamento é tanto dos líderes como também das empresas, que podem criar trilhas de desenvolvimento para essa competência”, finaliza Renata.
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