O futuro do trabalho da TI se mostrou um tema recorrente devido à pandemia. Mas as mudanças na área de tecnologia não são uma novidade. Segundo os dados da edição de 2020 da pesquisa “Antes da TI, a Estratégia”, realizada pela IT Mídia, 75,9% dos CIOs brasileiros já previam que as companhias passariam por grandes transformações nesse ano.
Em comemoração ao Dia do Profissional de TI, em 19 de outubro, a LG lugar de gente produziu um novo episódio do podcast “Pra Gente”, abordando essas mudanças na área e as expectativas para o futuro.
Apresentado por Felipe Azevedo, Vice-Presidente da LG lugar de gente, o bate-papo também contou com a participação dos convidados Marcello Porto, Diretor de Produtos da organização, e Mirela Siani, Business Partner TI Global para Áreas Corporativas da Vale.
LGPD e a Segurança da Informação
Há muito tempo, os profissionais de TI ocupam um papel de alta importância nas organizações, uma vez que novidades e desafios relacionados à tecnologia surgem o tempo todo. Para Mirela, o que deve ser observado é a reinvenção. “Quando a gente vai para um modelo novo, problemas surgem e por trás deles sempre aparecem oportunidades, mas muitas responsabilidades estão sendo reinventadas”, afirma.
Ouça agora o episódio “O que esperar para o futuro do trabalho de TI pós-pandemia?” do podcast Pra Gente.
No mesmo sentido, Marcello complementa que as empresas desenvolvedoras de software, como é o caso da LG lugar de gente, encontram alguns desafios e um deles é a Segurança da Informação. “Houve um aumento nas responsabilidades, porque, se antes tinha que ter a chave para entrar na sala, o computador agora pode ser acessado de qualquer lugar”, aponta o especialista.
Como uma forma de superar esse desafio, Mirela cita como exemplo as medidas que a empresa está adotando para aumentar a conscientização sobre cyber security entre seus funcionários.
Ela ainda explica que, durante o período de home office, “as organizações ficam mais suscetíveis a serem hackeadas. Então, o time do cyber security tem que se reinventar para identificar, inclusive, essas possíveis portas de entrada de invasão”.
De acordo com o Marcello, também é preciso compreender que há uma diferença entre a Segurança da Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em setembro de 2020 para assegurar o direito à privacidade e à proteção de dados pessoais. “Na medida que isso vai se tornando claro, você identifica que tem as suas conexões, mas são projetos distintos. Então, o primeiro grande desafio é entender como ele se aplica nas organizações”, completa.
Soluções digitais e o futuro do trabalho da TI
Diante de uma pandemia, a adesão ao home office pelas empresas forçou a adoção de soluções tecnológicas que permitam que as equipes trabalhem de forma remota sem perda na qualidade do trabalho.
Mirela indica que é importante estar atento não só à tecnologia empregada, mas também ao perfil dos profissionais que estão enfrentando essa mudança de cenário. “Em quantas organizações os gestores estavam preparados para ter seus subordinados trabalhando longe de seus olhos? Quantas pessoas não precisavam do superior ali do lado, vendo as atividades, para se sentir motivado?”, questiona.
Apesar disso, Marcello Porto afirma ser um momento de muita possibilidade para os profissionais de TI. “Esse cenário aumenta a demanda por qualquer tipo de software, tanto dos novos, que vão ser criados para aproveitar as oportunidades que surgirão, quanto dos existentes, que tem seu uso intensificado”, aponta.
Indo além, Mirela destaca a flexibilidade que o home office possibilitou, permitindo que os funcionários não estejam na mesma cidade da organização. “Isso abre um leque gigantesco de opções, inclusive fora do Brasil”, afirma. E, mesmo assim, continuamos com um gap de profissionais capacitados em tecnologia.
O equilíbrio entre o home office e o presencial já faz parte da rotina de muitas companhias desde a flexibilização da pandemia e a percepção do novo normal. E é o que também defende Mirela: “O mundo não vai voltar ao normal. Eu acho que esse equilíbrio já está acontecendo. Acredito que todas as organizações, conseguiram ver que trabalhar remotamente é possível” .
3 dicas para os líderes de TI
De olho nos problemas evidenciados pela pandemia e aprendizados trazidos com eles, os participantes do episódio destacam 3 dicas importantes para os líderes e profissionais de TI. Confira:
1 – Gerenciamento on-line
Segundo Marcello Porto, aprender a gerenciar uma equipe digitalmente é fundamental. “Não era tão comum, mas depende do quanto o time está preparado. Então, uma coisa que é importante para uma boa gestão é ter clareza do que vai ser feito”, sugere.
2 – Capture as dores do seu negócio
O Diretor de Produtos da LG alerta a importância de entender as dores da empresa. “Pare de ser aquela pessoa que recebe e entrega demanda, faça a pergunta dos ‘5 porquês’, pois só depois do quinto porque que você vai conseguir identificar a real dor daquele pedido. E pode ser que mude completamente o caminho que vai traçar”, recomenda.
3 – Tenha uma comunicação assertiva
Para Mirela, o líder de TI precisa ter um perfil corretor e saber se comunicar com a equipe de maneira assertiva. Além disso, afirma que é preciso conhecer as fragilidades para ver onde é necessário melhorar. “Conheça esses gaps, o que você sente falta, trabalhe em cima deles e tenha uma comunicação assertiva, usando o máximo que você puder as ferramentas de colaboração. E óbvio: invista em você”, evidencia.
Mirela, ainda reforça sua opinião sobre o futuro do trabalho da TI. “Nesse momento, acredito sim que vão ter novos aprendizados, novas oportunidades, novos modelos de negócios porque vou tirar a pandemia da frente, mas nunca mais vai voltar a forma que era antes”, conclui.
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