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Gestão de pessoas em PMEs: 4 provas de que digitalizar é a melhor opção para a otimização

Data 18/05/2021

Quais os principais desafios do RH em Pequenas e Médias Empresas (PMEs)? Para Viviane Lacerda, Diretora de Operações na LG lugar de gente, muitas vezes, é a burocrática. “Acredito que, quando falamos de gestão de pessoas em PMEs vem à mente de todos: planilhas e fila de colaboradores em busca de informações no departamento, afinal, essa ainda é a realidade de muitas organizações”.

Ela conta que depois que assumiu a Diretoria de Operações na LG lugar de gente, área dedicada ao atendimento e Sucesso do Cliente de empresas de 100 a 1.000 funcionários, tem acompanhado mais de perto as dificuldades para a gestão de pessoas em PMEs.

“Vejo que os principais desafios são: um time de RH enxuto, retrabalho com atividades de gestão do capital humano por não terem automatização. Além disso, planilhas, muitos papéis, poucas ações de desenvolvimento, retenção dos talentos e incentivo de benefícios”, destaca.

Viviane explica que, apesar de já existirem diversas ferramentas que otimizam os processos de RH e dos recursos atenderem negócios de todos os tamanhos e segmentos, muitas PMEs ainda são resistentes em adotar essas soluções. “No entanto, vejo que a transformação digital é o melhor caminho para aquelas empresas que desejam crescer e se destacar no mercado”, reforça.

A opinião da especialista está alinhada com a de muitos gestores no país. É o que indica uma pesquisa encomendada pela Microsoft à Edelman. Realizada com mais de 500 empresas de pequeno e médio porte, 78% dos entrevistados apontaram a adoção de novas tecnologias como a mudança mais fácil para a recuperação econômica após a pandemia.

Afinal, como a digitalização pode contribuir com gestão de pessoas em PMEs? Para falar sobre o tema, Viviane lista quatro benefícios para as organizações. Confira:

1. Melhora a experiência do colaborador

2020 foi um ano que trouxe ao Brasil e ao mundo muitos aprendizados, sobretudo no âmbito corporativo e na gestão de pessoas em PMEs. “As organizações se viram diante da necessidade de atuar remotamente e continuar cuidando dos seus colaboradores, desenvolvendo talentos, cumprindo com suas obrigações trabalhistas e, claro, mantendo seus negócios vivos e operantes. Para isso, foi necessário contar com o apoio da tecnologia”, comenta Viviane.

A líder acredita que automatizar processos possibilita uma melhor experiência para todos, já que permite maior acesso às informações da área. “Quando uma empresa utiliza as soluções da LG lugar de gente, por exemplo, os funcionários conseguem acessar o contracheque e outras informações de forma on-line, no computador ou celular. Não é preciso que ele vá ao RH, ligue e nem mesmo mande um e-mail solicitando essa informação”.

2. Proporciona uma visão estratégica do negócio

Utilizando ferramentas que se adaptam ao tamanho e realidade das pequenas e médias empresas, a gestão de pessoas em PMEs torna-se capaz de integrar informações, possibilitando decisões mais estratégicas.

“Com o apoio da tecnologia, a empresa tem uma visão completa, automática e estratégica de tudo que está sendo operacionalizado. Desde a parte de departamento pessoal (recibo de pagamento, solicitação de férias, inclusão de dependentes, alteração de dados cadastrais, benefícios, registro de ponto, dentre outros) ao desenvolvimento de talentos (gestão de desempenho, treinamentos on-line, feedback etc.)”, destaca Viviane.

3. Reduz custos e trabalho operacional

Hoje, o trabalho operacional é um dos principais gargalos na gestão de pessoas em PMEs. Viviane aponta que, ao contrário do que se pensa, investir em automação significa otimizar esse processo, liberar tempo para os profissionais da área e diminuir custos.

“É possível reduzir o trabalho operacional do RH e custos da organização, já que o sistema garante todo o processamento dos cálculos da folha de forma 100% confiável e adequação às leis trabalhistas brasileiras. Também reduz o tempo dedicado a esses processos, o uso de papéis, o risco de inconsistências das informações e ainda leva serviços on-line direto ao colaborador”, destaca ela.

4. Gera resultados

Viviane destaca que tudo isso reflete diretamente nos resultados das empresas. O dado é confirmado na 14ª edição da pesquisa “As PMEs que Mais Crescem no Brasil”, realizada pela Deloitte em parceria com a revista Exame em 2019. Segundo o levantamento, o investimento em novas tecnologias é realizado por 78% das pequenas e médias de maior crescimento no país.

“O estudo também apontou que a otimização de processos foi um dos diferenciais para que as PMEs que figuram no ranking agregassem mais valor ao seu negócio nos últimos três anos”, ressalta a Diretora.

A tecnologia é para a minha pequena ou média empresa?

Viviane ressalta que o pensamento “investir em tecnologia para gestão de pessoas não é para o tamanho do meu negócio” precisa ser revisto.

“Certamente as organizações que se encontram com essa crença ainda não identificaram no mercado o fornecedor adequado, que atenda às necessidades do seu negócio de forma personalizada, com solução e investimento na medida”, analisa.

Para ajudar a gestão de pessoas em PMEs no momento de escolher um parceiro de tecnologia de RH, a profissional listou ainda quatro perguntas fundamentais que devem ser avaliadas:

  • O fornecedor e sua tecnologia são adaptáveis ao tamanho da sua empresa? As ferramentas devem atender suas necessidades de forma personalizada e com o investimento que o seu negócio pode suportar.
  • Há garantia de segurança das suas informações? O fornecedor precisa estar em conformidade com os mais altos padrões de segurança e com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LPGD). É importante conferir se o parceiro possui alguma certificação nesse sentido, como a ISO 27001, mundialmente reconhecida.
  • Está adequado à legislação trabalhista brasileira? Ele deve garantir que os sistemas estarão atualizados de acordo com as constantes alterações nas leis trabalhistas.
  • Está atualizado tecnologicamente? As PMEs precisam de um sistema on-line 100% nuvem, que pode ser acessado via internet por qualquer dispositivo: computador ou celular.

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