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Gestão estratégica de pessoas: garantindo bons resultados para o negócio

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Para Kermerson Dias, Gerente de RH-Business Partner do Grupo Netshoes, o desafio de criar mecanismos e sustentar estratégias de desenvolvimento do negócio passa pela gestão de pessoas

Sua empresa conta com uma gestão de pessoas que consegue otimizar processos, engajar os talentos, desenvolver habilidades e tomar decisões assertivas sem influências subjetivas? De acordo com a experiência do Gerente de RH-Business Partner do Grupo Netshoes, Kermerson Dias, a gestão estratégica de pessoas é uma aliada na busca pelo melhor desempenho dos negócios e contar com a melhor equipe possível é a chave para o sucesso.

Kermerson Dias, Gerente de RH-Business Partner do Grupo Netshoes

“Na Netshoes, a nossa tendência é fortalecer cada vez mais esse olhar estratégico atrelado à troca de conhecimento e informação. Esse foi um passo dado que não volta mais, mas ainda temos um bom caminho pela frente. São poucas as empresas que enxergam o RH como parceiro estratégico. Isso é muito forte e favorável para nós. Estimulamos as nossas pessoas a não olharem apenas para o dia de amanhã, e sim para a sustentabilidade de todo o grupo, com objetivo de elevar performance, cooperação e diversidade”, afirma Kermerson.

Sustentabilidade através da gestão estratégica de pessoas

Considerado hoje o maior e-commerce de artigos esportivos da América Latina, o Grupo Netshoes buscou a evolução sustentável da organização e a manutenção de sua competitividade no mercado através da atração e retenção de talentos. Kermerson cita os métodos utilizados para isso: programas de reconhecimento, busca, retenção e desenvolvimento desses profissionais.

Contudo, ele explica que a definição do plano de ação tem como primeiro passo o estabelecimento de uma cultura sólida na empresa para ser capaz de definir, a partir dos valores internos, as metas e os caminhos para a gestão estratégica de pessoas.

Com o avanço exponencial da tecnologia, cada vez mais ferramentas estão disponíveis para empresa e RH. Games, People Analytics, workflow e outros recursos são vitais para dinamizar processos, personalizar a experiência do colaborador e tornar a tomada de decisões assertiva.

Além de instrumentos de comunicação interna e ações de engajamento, Kermerson explica que a chegada de novos canais de informação e trocas serviram para aproximar o time da estratégia das demais áreas. Entre os exemplos de ações orientadas pelo cruzamento de dados ele cita o programa Eu S/A. “Ele identifica talentos internos que tenham algum conteúdo significativo para multiplicar aos demais colegas. Esses profissionais são capacitados como multiplicadores e depois esse treinamento é divulgado com inscrições abertas para toda a companhia. O profissional atuará como um formador desse conteúdo, seja ele técnico ou mesmo comportamental”, relata.

RH estratégico

Por que ter uma gestão de pessoas

Ainda assim, o contexto de transformação digital também elevou a relevância de ter um quadro de funcionários composto pelos melhores profissionais. No segmento do varejo, a realidade não é diferente de outras empresas. Kermerson destaca os principais obstáculos enfrentados pelo RH na Netshoes.

“Entre tantos desafios, temos de assegurar que temos as pessoas certas nos lugares certos, trabalhando em um clima organizacional positivo, com segurança, baseado verdadeiramente em nossos valores. Nosso desejo é ter a melhor equipe. Esse mercado cria grande competitividade quando o assunto é qualidade dos profissionais, produtos e serviços. O investimento com o capital humano ganhou muita importância e está cada vez mais valorizado entre nossas lideranças. Considero que o processo de desenvolver, reter e engajar profissionais seja um dos grandes desafios”, pontua Kermerson.

Acreditando que “as pessoas são o grande diferencial competitivo de uma organização de sucesso”, Kermerson enxerga que a área de recursos humanos tem um papel chave para influenciar e direcionar o comportamento das pessoas no trabalho. “Para isso, cada profissional na posição de gestão de RH deve desenvolver-se para entender o negócio de sua empresa, mostrar pragmaticamente em uma ‘linguagem corporativa’ os objetivos que pretende alcançar e entregar esses resultados, ainda mais no setor de Varejo, que possui uma dinâmica ágil e constantemente em mudanças”, ressalta.

Como resultado desse posicionamento, ele aponta a área como impulsionadora de resultados para o negócio através do desenvolvimento de ferramentas de gestão de pessoas que assegurem o crescimento e sustentabilidade da empresa.

O Gerente de RH-Business Partner do Grupo Netshoes avalia que uma cultura de inovação e conexão com a agilidade e simplicidade exigem uma gestão estratégica de pessoas para a construção de um ambiente equilibrado. “Acreditamos que devemos proporcionar um local de trabalho onde haja balanço entre a contribuição do funcionário para a empresa e o que a organização oferece em termos da natureza do trabalho, aprendizado, desafios, oportunidades de crescimento e progressão de carreira, recompensa, reconhecimento e clima organizacional positivo e estimulante. Por isso, as nossas ferramentas de gestão de pessoas são pensadas e desenvolvidas com foco nessa crença”, finaliza.

Quer conhecer mais estratégias de RH do mercado de varejo para enfrentar os desafios que surgem na esteira da transformação digital em 2019? Baixe o ebook Gestão de Pessoas e Varejo: 4 desafios dos principais líderes de RH do setor.

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Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

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