Nos dias atuais, a dinâmica de negócio demanda respostas rápidas das organizações e uma grande capacidade de adaptação, que só é possível por meio da atuação de seus profissionais. O que exige uma atenção especial à gestão do capital humano. De acordo com José Hipólito, pesquisador da Fundação Instituto de Administração (FIA) e sócio da empresa Growth Desenvolvimento de Pessoas e Organizações, atrair, desenvolver, engajar e reter talentos qualificados, autônomos no exercício de seu trabalho e antenados ao que acontece dentro e fora da companhia, podem ser considerados elementos decisivos na obtenção de bons resultados.
Fato esse que vem sendo constatado por diversos estudos. Um deles é o “Global Fluency: How better communication improves business performance”, realizado em 2017 pela EF Education First em parceria com a Longitude, empresa de consultoria. A pesquisa, que contou com participação de 500 executivos de negócios e recursos humanos de 17 países, revela que as companhias que mais investem no desenvolvimento de seus colaboradores estão propensas a crescer 5% a mais no ano em comparação com suas concorrentes.
Segundo José Hipólito, para alcançar bons resultados, o RH precisa ter foco e estar instrumentalizado com bons processos e ferramentas. “Na minha visão o principal desafio consiste em realmente internalizar os critérios e soluções de gestão de pessoas e atuar em seu amadurecimento gradual e contínuo, em um mundo em que a atenção das pessoas e dos gestores se encontra bastante dividida com outras prioridades ou ações emergenciais. Para isso, é importante introduzir alguns ‘rituais’ que convidem para a gestão do capital humano. Por exemplo, criar o hábito de dar feedback, avaliar o desempenho, dialogar sobre o desenvolvimento dos talentos, entre outros, até que as práticas se incorporem à cultura da organização”, comenta.
Apoio da tecnologia
O especialista afirma que as soluções de RH auxiliam as empresas nesse processo. “Cada vez mais precisamos de informações de maneira rápida e segura, que podem ser conseguidas por meio da tecnologia, para a tomada de decisão. Ter uma solução que concentre os dados sobre as pessoas, que organize e permita acesso rápido aos critérios, que balize sua gestão e que facilite o diálogo entre gestores e profissionais sobre sua contribuição e desenvolvimento são aspectos críticos para o sucesso na gestão do capital humano. Hoje, inclusive, as ferramentas nos permitem irmos além, peneirando dados e subsidiando a gestão com informações que possivelmente não teríamos sem o emprego de tecnologia. Essa é, por exemplo, a proposta do People Analytics”, finaliza José Hipólito.
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