Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a participação das mulheres no mercado de trabalho segue menor que a dos homens. De acordo com o estudo, realizado em 2018, a população masculina representa 75% da força de trabalho no mundo, enquanto que a feminina apenas 48,5%. Diante desse cenário, como as empresas podem ajudar a inserir as mulheres no mercado de trabalho?
Para muitas delas, que por algum motivo se afastaram do mundo corporativo por um longo período, retornar à ativa é um desafio ainda maior. Pensando em todas essas dificuldades, a PepsiCo, produtora de bebidas e alimentos, desenvolveu o programa Ready to Return. O intuito é alcançar mulheres que, por questões pessoais, deram uma pausa na carreira para se dedicar à família ou aos estudos e ficaram longe do mercado por cerca de dois anos.
A Gerente de Talent Acquisition da PepsiCo Brasil, Rafaela Pogrebinschi, explica que o projeto foi lançado em 2017 nos Estados Unidos como estratégia para fomentar a diversidade da companhia. Em 2018, a ação chegou ao Brasil, que saiu na frente como primeiro país da América Latina a adotar a iniciativa. “O programa visa apoiar o retorno dessas mulheres ao mercado de trabalho, por meio de uma experiência temporária com o apoio de gestores, mentores e parceiros, para que sejam reinseridas ao ambiente corporativo”, comenta.
E se sua empresa gostaria de fazer algo semelhante, Rafaela lista 5 pontos importantes para investir em ações como essa:
1 – Contrate gente com energia renovada
Primeiramente, vale reforçar que o programa já começa a mostrar resultados. Nos EUA, foram oito vagas, sendo que sete tiveram o contrato estendido além do programa e, por fim, três foram efetivadas nas suas funções. No Brasil, o projeto piloto, que ainda está em andamento, contou com quatro vagas para as áreas de vendas, RH, operações e finanças.
Para Rafaela, o segredo é selecionar pessoas com a experiência e a identificação dos candidatos com a cultura da companhia. “O objetivo é recrutar talentos que queiram retomar suas carreiras e atrair perfis de pessoas com alto potencial e experiência, que possam trazer à companhia novos olhares sobre os desafios atuais do mercado. Além disso, contribuir com energia renovada para que elas possam crescer até chegar nos papéis de liderança que a empresa oferece”, destaca a gerente.
2 – Dê chance para que elas cresçam
Para entender melhor esse ponto, é preciso compreender como funciona o programa. Durante dez semanas na companhia, com o salário e benefícios do cargo, as participantes integram importantes projetos. Elas passam a ter sessões de coaching e de análise de carreira, contando com dicas sobre seus currículos e temas relacionados às suas experiências, além de participarem de treinamentos e imersões para atualização e capacitação de suas habilidades.
Para Rafaela, a PepsiCo reconhece a importância das escolhas pessoais e profissionais do indivíduo e, por isso, privilegia as experiências e perspectivas de mulheres que passaram um tempo afastadas para cuidar de si ou do próximo. “Queremos dar a essas profissionais a chance de atuar em projetos de grande relevância e impacto para os resultados da companhia, permitindo que elas se reciclem e tenham uma nova chance”, salienta.
3 – Fomente a diversidade na cultura organizacional
“Temos forte compromisso com o crescimento da participação de mulheres no mercado de trabalho. Essa iniciativa é resultado de uma cultura organizacional que entende o papel da diversidade para trazer resultados positivos ao negócio”, pontua Rafaela.
A estratégia da PepsiCo é implementar formas de recrutamento inovadoras na busca por novos talentos, para assim, colaborar com a diversidade. Mas, ao mesmo tempo, o programa também quer passar uma mensagem ao mercado: existe potencial na força de trabalho feminina.
4 – Defina objetivos estratégicos
Como começar uma estratégia de diversidade? Rafaela deixa algumas dicas importantes para companhias que desejam colaborar com essa iniciativa. “É importante definir um objetivo e traçar uma estratégia. Em 2006, a PepsiCo estabeleceu sua visão de performance com um propósito que norteia as operações da empresa em todo o mundo. Em 2015, foi lançada a agenda PwP 2025, repleta de objetivos a serem atingidos em um período de dez anos. As metas estão divididas em três pilares: pessoas, planeta e produtos”, explica.
5 – Desenvolva a liderança feminina
Essa é um item importante, já que segundo a empresa de estudos de mercado Ipsos Mori, apenas 3% dos cargos de CEO no mundo são ocupados por mulheres. Os dados são de um levantamento realizado em 2018 que contou com a participação de 27 países.
O tema é uma preocupação da PepsiCo. De acordo com Rafaela, desde que instituiu essa visão de negócio, a organização vem se empenhando cada vez mais em promover uma agenda de liderança feminina dentro e fora da companhia, além dos esforços para reinserir mulheres no mercado de trabalho. “A empresa está buscando novas iniciativas para fomentar a diversidade em sua força de trabalho global, apoiar o avanço das mulheres, além de estimular o desenvolvimento social e econômico em comunidades ao redor do mundo”, completa Rafaela.
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