Processos caem após reforma trabalhista

Com seis meses em vigor, ações represadas à espera de decisão despencam de 1,8 milhão para 1,5 milhão

Um semestre de vigência da reforma trabalhista foi o suficiente para reduzir os índices de processos acumulados na Justiça do Trabalho. O estoque, que vinha se avolumando há vários anos, teve redução de 17,3% no número de ações pendentes nos gabinetes de juízes, considerando a entrada de novos processos, aqueles em andamento e os já julgados, segundo dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

reforma trabalhista

Isso está acontecendo porque a nova Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) passou a exigir que, em caso de derrota, o trabalhador pague honorários de sucumbência para o advogado da empresa ou honorários periciais. A não responsabilização do trabalhador derrotado em um processo estimulava a apresentação de ações e atravancava a Justiça por consequência. Essa queda já era esperada por especialistas, mas ainda assim os resultados surpreendem.

Para se ter uma ideia, após a reforma trabalhista, a redução do número de ações propostas por empregados entre dezembro de 2017 e maio deste ano foi de 40,6% em relação ao mesmo período de 2016. O total caiu de 1,3 milhão para 774 mil, segundo dados do Tribunal Superior do Trabalho.

Segunda instância ganha foco

Além do impacto nas varas, a reforma trabalhista alterou a rotina nos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), que são responsáveis por julgar recursos. Segundo a pesquisa do TST, houve um aumento de 27,8% no número de processos remetidos para a análise de desembargadores. Entre janeiro e maio deste ano, subiram para a segunda instância 430 mil ações, frente à 336 mil no mesmo período de 2017.

De acordo com Otávio Pinto e Silva, sócio do escritório Siqueira Castro e professor de direito do trabalho da USP (Universidade de São Paulo), esse é um efeito lógico. Pois, ao mesmo tempo em que diminui o volume de ações que deram entrada no Poder Judiciário, aumenta a celeridade dos recursos julgados e, claro, cresce o total de indenizações pagas aos trabalhadores, já que o processo tramita mais rapidamente. Só de janeiro a maio de 2018, eles receberam R$ 11,6 bilhões, enquanto que nos mesmos meses do ano passado, foram R$ 10,3 bilhões. A alta foi de 12,7%.

Os números em consequência da reforma trabalhista, segundo Sólon Cunha, sócio do escritório Mattos Filho e professor da FGV Direito SP, lançam novos desafios. “Isso vai trazer uma reavaliação, sem dúvida nenhuma, da estrutura da Justiça do Trabalho”, afirma.

Sua empresa já se adaptou às mudanças? Quer saber mais sobre o tema? Confira o ebook:  “Reforma trabalhista e eSocial: 5 principais desafios do DP em 2018”. Clique aqui e faça o download gratuito.

Com informações da Folha de São Paulo

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.