Em um cenário corporativo com alto grau de competitividade, os gestores dos diferentes setores de uma organização convivem com cobranças por resultados e melhorias de processos. Os profissionais de RH veem a demanda por uma atuação estratégica crescer ano após ano, mas encontram dificuldades em entender os objetivos de negócios e como contribuir para a conquista de resultados importantes, como aumento de receitas, novas vendas e relacionamento com o cliente.
Segundo um levantamento da consultoria Luzio Strategy Group, realizado com mais de 300 executivos de 10 empresas no Brasil, em média, 55% do tempo dos gestores é consumido em atividades consideradas burocráticas. Esse é um fator que impede que muitos setores, especialmente o de recursos humanos, se posicionem de maneira planejada para os objetivos organizacionais.
Neste artigo, mostraremos como um RH estratégico supera a burocracia e, enfim, exerce um papel de importância para o alcance das metas empresariais. Mais do que o discurso sobre a sua relevância, é fundamental que os profissionais de recursos humanos levem o setor a uma posição de destaque no board organizacional.
Por que o setor de RH da empresa ainda atua de forma tão operacional?
Imagine como uma empresa poderia ser mais produtiva se o RH não gastasse tanto tempo com atividades burocráticas — folha de pagamento, gestão de ponto, férias e benefícios corporativos, além de admissões e desligamentos — e pudesse se dedicar a ações que impulsionem o crescimento dos colaboradores e, consequentemente, da organização, como o desenvolvimento de lideranças e o engajamento de pessoas.
Quando se concentram em funções operacionais, como as citadas acima, os profissionais de RH não apenas se distanciam de ações que possam fortalecer a organização — como o alinhamento estratégico e o fortalecimento da cultura organizacional —, como se aproximam daquelas que levam à perda de recursos.
Afinal, cada minuto gasto com tarefas burocráticas tira a possibilidade de que esse funcionário se empenhe na construção de uma companhia com planejamento voltado para o crescimento e ganho de mercado.
Na avaliação de Karina Pimentel, diretora de Recursos Humanos na Intensicare, empresa especializada em gerenciamento de Unidades de Terapia Intensiva, a atuação operacional do setor ainda está atrelada ao comportamento e à formação desses profissionais.
“A própria área não se preocupa em conhecer o negócio. Essa atuação operacional está muito vinculada à formação técnica. Temos escutado que o RH tem de conhecer o negócio e influenciar pessoas. Há organizações em que o RH se tornou uma área de apoio à estratégia organizacional, mas também em consequência da cultura dos empresários”, observa Karina.
Como tornar o RH estratégico?
Enquanto tentam otimizar as atividades operacionais, gestores de RH buscam solucionar uma dúvida: como fazer para que o setor se posicione de maneira estratégica? A resposta para essa questão envolve 4 fatores:
- Desenvolvimento de lideranças;
- Engajamento de pessoas;
- Alinhamento à cultura organizacional;
- Alinhamento estratégico.
O RH deve assimilar os valores organizacionais e, assim, criar um elo entre a estratégia da empresa e as pessoas. Ao alinhar as ações de recursos humanos com o planejamento da organização, o setor estará apto a oferecer subsídios para que a empresa alcance os resultados esperados.
“De fato, é necessário conhecer a estratégia do negócio. Qual é o método de crescimento, a estratégia de perenidade? Gestores de RH precisam conhecer o negócio em si, o que de fato é trabalhado, se há coerência entre valor, missão, visão e cultura da empresa”, analisa Karina Pimentel.
A atuação de um RH estratégico somente é possível se estiver em sintonia com a cultura organizacional.
“Muitas vezes, percebemos pessoas com influência, mas negativa. Esse tipo de atitude, caso comece a se sedimentar, devorará a estratégia da empresa. O RH tem de estar atento à cultura, o que as pessoas sentem, se elas convergem valores pessoais para os valores da empresa. É muito importante para o RH conhecer a cultura da organização: qual tipo de profissional ela busca? Como ela forma seus líderes? Após conhecer, é preciso fomentar isso dentro da instituição”, salienta.
Nesse sentido, o RH deverá fazer com que os líderes alimentem os valores da empresa e passem e inspirar suas equipes. Uma vez que a organização transmite uma imagem positiva e conte com colaboradores motivados, sua capacidade de atrair novos talentos e reter os profissionais mais capacitados será potencializada.
“Há muita mão de obra disponível, mas a empresa precisa ser atrativa. O que ela, de fato, oferece para a carreira de alguém? Hoje há essa reciprocidade. Quero deixar um legado, mas aprender algo em troca. Isso é pensar estratégico: o que vou oferecer para os colaboradores e qual será o propósito. Inspirar as pessoas é algo estratégico”, afirma Karina Pimentel.
Como otimizar tarefas e garantir um posicionamento estratégico do RH?
Conhecer mais sobre o negócio é, de fato, fundamental para que o RH se posicione de forma estratégica dentro de uma organização. Um importante aliado nessa missão é o uso de um software de recursos humanos. Com esse auxílio, os processos são otimizados e os gerentes podem, enfim, dedicarem-se a atividades mais importantes para o fluxo organizacional.
“Um bom software contribui para deixar processos da área mais ágeis e para ter segurança de informações, o que é muito importante para a tomada de decisão, com dados mais rápidos e fidedignos. Não é possível visualizar a área de RH sem sistemas”, ressalta Karina Pimentel.
A diretora de Recursos Humanos destaca ainda que a adoção de software tem papel fundamental na disseminação da cultura organizacional e na formação de líderes e colaboradores alinhados a esses valores. “É possível recorrer a ferramentas de GTD (getting things done, ou, em tradução literal, fazendo as coisas) e gamificação para formar líderes e colaboradores engajados. Todos os sistemas convergem para a estratégia e liberam tempo para as pessoas trabalharem com novos projetos”, acrescenta.
As ferramentas utilizadas diariamente pelo RH proporcionam ainda indicadores mais fidedignos ao profissional da área, a fim de que ele observe criteriosamente o setor e trabalhe estrategicamente, oferecendo alternativas para a tomada de decisões.
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