Empresas já podem realizar testes na versão 2.4.01 dos leiautes do eSocial

Os eventos enviados anteriormente foram excluídos da base de dados e devem ser reenviados

Você já verificou se os sistemas da sua companhia estão adequados ao eSocial? Desde 1º de agosto, o governo liberou o ambiente de produção para que as organizações pudessem analisar se suas soluções atendem ao que será exigido. Atualizada conforme as mudanças no projeto, a partir de hoje (28/11), a plataforma de testes passará a utilizar os leiautes do eSocial na versão 2.4.01. De acordo com a nota oficial do governo, os eventos que foram enviados anteriormente pelas empresas foram excluídos da base de dados e deverão ser reenviados.

Esse é mais um passo para a consolidação do projeto, que tem o início da obrigatoriedade para o primeiro grupo de companhias (que faturaram acima de R$ 78 milhões em 2016) em janeiro de 2018. Vale ressaltar que o eSocial será faseado, conforme anúncio feito pelo Comitê Gestor em 30/10, para facilitar a adaptação das empresas e o tratamento das informações pelos órgãos do governo.

Clique aqui e confira detalhes sobre o faseamento do eSocial, em entrevista exclusiva com José Maia, Coordenador do projeto no Ministério do Trabalho e Emprego.

Preparativos para o eSocial

leiautes do eSocial

De acordo com Sáttila Silva, Gerente de Planejamento da LG lugar de gente, apesar da data para a obrigatoriedade se aproximar, muitas empresas do primeiro grupo, que deverão enviar em janeiro, ainda não estão preparadas. “Algumas já estão bem à frente, testando seus processos e avaliando as ações necessárias para se ajustar. No entanto, outras ainda estão se estruturando. Isso traz um risco muito grande, pois, mesmo após a entrada em produção, o eSocial continuará sofrendo evoluções. Ou seja, as organizações terão que conciliar a prestação de informações da primeira etapa com as adaptações necessárias para as outras fases”, relata Sáttila.

Na última semana, a LG lugar de gente participou da “Semana de Homologação”, e verificou seus sistemas na versão 2.4.01 dos leiautes do eSocial. “Todas vezes que o governo notifica as mudanças, a LG busca se adaptar o mais rápido possível para que nossos clientes aproveitem ao máximo o período de testes. Além disso, estamos disponibilizando, no Portal do Cliente, vídeo-aulas com informações sobre as atualizações para facilitar o entendimento das empresas que utilizam nossas soluções”, destaca a Gerente de Planejamento.

Sáttila reforça ainda que a LG acompanha de perto a legislação trabalhista brasileira para que seus sistemas estejam sempre de acordo com o que é solicitado. “A nova versão da Suíte Gen.te, a 2017.1.0.40, disponibilizada no dia 29 de novembro, contempla as alterações da versão 2.4.01 Beta dos leiautes do eSocial. Bem como as mudanças no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), instituídas pelas pela Lei 13.467/2017, referente à Reforma Trabalhista, que passou a incluir o ‘desligamento por acordo empregado/empregador’ e três novos campos: trabalho intermitente, teletrabalho e trabalho parcial. Além disso, ela também vai abranger as modificações que a Medida Provisória 808, publicada em 14/11/2017, trouxe para alguns pontos da reforma”, explica.

Quer o apoio de um parceiro que acompanha de perto cada etapa do eSocial? Clique aqui e veja como a LG lugar de gente pode ajudar sua empresa a superar os desafios impostos pelo projeto.

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.