Com a busca por uma experiência do colaborador cada vez melhor, fazer com que sua organização seja vista como uma das melhores empresas para trabalhar é um ideal a ser perseguido. Contudo, segundo o Great Place to Work (GPTW), isso significa ser capaz de transformar a qualidade dos ambientes de trabalho. Fazer deles lugares onde também é possível transformar os valores e a maneira com que as pessoas se relacionam dentro e fora da empresa, condição fundamental para melhorar o impacto que a organização gera na sociedade.
Foi com esse ideal que nasceram o GPTW e sua certificação, que permite a medição de forma prática da percepção dos funcionários em relação à empresa justamente através de ferramentas de pesquisa e diagnóstico voltadas para ouvir os colaboradores.
De acordo com o resultado dessas avaliações, a corporação pode trabalhar em ações internas. Indo além, de acordo com a visão dos colaboradores acerca da qualidade do ambiente interno, é emitido um selo digital de certificação reconhecendo os esforços da organização, como o que foi concedido à LG lugar de gente recentemente.
Para Thomas Khalil, Diretor Administrativo e Financeiro e de Gente e Gestão na LG lugar de gente, esse reconhecimento é prova de que a companhia está no caminho certo. “É muito valioso para uma empresa saber o que seus colaboradores pensam do ambiente e cultura da organização e, com isso, poder trabalhar em ações em prol da melhoria contínua desses elementos”, pontua.
Vantagens das melhores empresas para trabalhar
No entanto, mais do que permitir que a empresa faça uma autoavaliação, Thomas ressalta que essa certificação oferece uma importante vantagem competitiva. “Por ser uma pesquisa padronizada, é possível comparar os parâmetros com outras empresas do seu setor e geografia”, acrescenta.
Além disso, ele ressalta que é inevitável que o maior valor de qualquer organização esteja nas pessoas. Sendo assim, estabelecer uma marca empregadora reconhecida como positiva por seus colaboradores tem uma repercussão que ultrapassa os limites da empresa.
“Para a atração e retenção de talentos, o ambiente de trabalho e cultura da organização são peças fundamentais. Ter pessoas satisfeitas faz, não somente com que elas fiquem, mas que sejam porta-vozes no que a empresa tem a oferecer, no que diz respeito a cultura, ambiente ou propósito da companhia”, afirma.
Já Danilo Camapum, Gerente de de Gente e Gestão na LG lugar de gente, ressalta como essa certificação do ambiente de trabalho reflete uma companhia que tem o RH como parte do seu negócio: “A importância da certificação é ter uma resposta de que as ações de gestão de pessoas dentro da LG estão sendo efetivas, de que estamos proporcionando um bom ambiente de trabalho, de que os funcionários estão felizes por atuarem aqui, enfim, de que essa de fato é uma boa empresa para se trabalhar. É um indicador de que o nosso clima realmente é positivo. Isso é especialmente importante por ser a principal frente do RH”.
Mais do que a certificação
Para todos os efeitos, Thomas Khalil avalia que há um benefício para a organização que vai muito além da certificação relacionada às melhores empresas para trabalhar. Para o gestor, é a possibilidade de ouvir de forma precisa o que pensam os colaboradores sobre a cultura organizacional que permite o crescimento necessário a qualquer corporação.
“É claro que ser certificado como um Great Place to Work é muito bom para a atração de talentos. Mas, na minha visão, o maior benefício está em saber o que nossos colaboradores pensam da nossa empresa e poder acompanhar a evolução disso ano a ano. Ouvir o que seus colaboradores têm a dizer é a melhor forma de se construir e, mais importante de tudo, melhorar cada vez mais o ambiente de trabalho e cultura de uma empresa”, finaliza.
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