fbpx

Responsabilidade social empresarial: qual o papel do RH?

Data 01/12/2020
responsabilidade social empresarial

A responsabilidade social empresarial é um conjunto de ações que visam apoiar questões essenciais para a comunidade na qual a companhia está inserida. Essas iniciativas se tornaram ainda mais urgentes durante o período de pandemia da covid-19. Segundo informações da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH), 9 mil famílias entraram em situação de vulnerabilidade social e foram incluídas no cadastro dos beneficiados pela secretaria, que já contava com 32 mil.

As empresas que estabelecem uma preocupação com a sociedade podem ganhar reconhecimento das pessoas e do mercado. Além disso, cultivar um negócio socialmente responsável sinaliza preocupação com os direitos dos cidadãos, a qualidade de vida e o bem-estar de todos.

Segundo Danilo Camapum, Gerente de Gente e Gestão da LG lugar de gente, a empresa pode contribuir com ações para o bem da sociedade, seja em uma campanha de arrecadação de fundos, em um trabalho de conscientização ou voluntário. “Então, é sempre pensar na máxima de que temos, como organização, o poder de mobilizar muitas pessoas”, afirma.

Qual a importância da responsabilidade social empresarial?

O estudo “Covid-19 – Como as Empresas Estão Enfrentando a Pandemia“, realizado pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) junto à agência de comunicação Edelman, ouviu 86 instituições em abril de 2020.

Apesar de 97% concordarem com a obrigação das marcas de contribuírem para a solução dos desafios da pandemia, apenas 42% dessas instituições conduziam ações educativas e sociais.

Diante disso, Danilo reforça que as empresas têm um poder grande de contribuir com a comunidade. “Nós, enquanto organização, somos um coletivo de pessoas. E juntas podemos fazer um bem maior para ajudar a sociedade”, diz.

Embora exista uma força mundial para fornecer o apoio às causas sociais, a demanda por assistência a pessoas carentes é grande. Isso aumenta a responsabilidade que as empresas tem de criarem soluções locais que busquem amparar esses casos.

Contudo, o Gerente de Gente e Gestão explica que o foco precisa ser verdadeiro e claro. “É importante que essas ações tenham um caráter genuíno, ou seja, a intenção é a contribuição para a sociedade”, ressalta.

Gesto Solidário: uma ação de responsabilidade social empresarial da LG

O Gesto Solidário é uma ação de responsabilidade social e empresarial promovida há 13 anos pela LG lugar de gente com a ajuda dos colaboradores, sempre beneficiando causas sociais. A campanha é focada na arrecadação de doações que são destinadas para instituições sem fins lucrativos sugeridas pelos funcionários e selecionadas pela área de Gente e Gestão.

Em 2020, em especial, a campanha ganhou duas edições. Uma realizada entre os meses de abril e maio, feita para ajudar a população carente e os profissionais de saúde em um ápice da pandemia. E a outra neste fim de ano, como tradicionalmente acontece.

Como forma de engajar os participantes, a LG promove uma dinâmica com os colaboradores divididos em três equipes (azul, vermelho e laranja) e contabiliza qual grupo conseguiu o maior número de doações. O objetivo é gerar uma competição saudável entre os times.

De acordo com Danilo, o Gesto Solidário mobiliza os funcionários a levantar os donativos para instituições carentes e promove uma sinergia na empresa. Para ele, “A partir do momento em que fazemos um trabalho coletivo, trazemos o senso de realização e propósito. Então, contribuir com a sociedade, acarreta no bem-estar do próprio colaborador”, explica.

Quais instituições foram beneficiadas?

Na segunda ação feita em 2020, a equipe que conseguiu arrecadar o maior número de doações foi a vermelha, com o valor de R$ 14.924,50. O total levantado durante essa edição do Gesto Solidário foi de R$ 30.001,15 e ajudará diretamente quatro instituições do país.

As organizações selecionadas para receber as doações foram a Fraternidade Espírita Irmão Glacus (MG), Mansão da Esperança (RJ), Projeto Café com Cristo (GO) e o Recanto Somasquinho (SP).

Quer ficar por dentro das ações sociais que a LG lugar de gente promove? Clique aqui para assinar a newsletter.

Compartilhe:
Comentários