RH humanizado: o desafio de gerar satisfação e felicidade interna

Comitê da Amcham-BH debate a importância da gestão mais próxima do colaborador para os resultados do negócio

Um RH humanizado pode trazer bons resultados para os negócios. É o que aponta o relatório “Creating People Advantage”, da Boston Consulting Group. Segundo o estudo, as companhias que contam com uma gestão de pessoas eficiente apresentam resultado econômico duas vezes melhor do que aquelas com falhas no departamento de recursos humanos. Para falar sobre a importância do tema, a LG lugar de gente patrocinou o comitê “Satisfação e Felicidade Interna”, realizado pela Câmara Americana de Comércio Brasil Estados – AMCHAM, em Belo Horizonte (MG), dia 29 de agosto, e contou com a presença de 130 participantes.

RH humanizado
Palestra de Sandro Gonzales, CEO da Tranpes, no comitê “Satisfação e Felicidade Interna”

O palestrante Sandro Gonzales, Presidente da Transpes, empresa de logística especializada em transportar cargas especiais, foi eleito o “CEO mais admirado do Brasil” em 2016 pelo “Guia Você SA – As 150 melhores empresas para você trabalhar”. No mesmo ranking, a Transpes também foi considerada a “Empresa do ano” e “Melhor empresa do setor de Logística e Transportes”, pelo terceiro ano consecutivo. Ele falou sobre as ações que o RH realiza para gerar pertencimento nos colaboradores e como elas impactam nos resultados do negócio.

Características de um RH humanizado

Para conhecer as ações de RH da Transpes, a LG lugar de gente conversou com Tarsia Gonzales, Presidente do Conselho Administrativo da empresa. Veja algumas das boas práticas de gestão de pessoas utilizadas pela companhia.

De acordo com Tarsia, ter o RH mais próximo dos colaboradores e realizar o alinhamento de valores faz com que a empresa se destaque entre as demais. “Desde a contratação, buscamos profissionais que tenham competência técnica, mas que antes de tudo, se identifiquem com aquilo que acreditamos. Ao iniciar o trabalho, cada novo funcionário passa por um processo intensivo de treinamento para conhecer a história e o funcionamento da companhia. Além disso, somos abertos ao diálogo e levamos em consideração a opinião de todos, isso faz com que nossos colaboradores se sintam parte do negócio”, afirma.

A Presidente do Conselho Administrativo da Transpes apresenta 8 características que, segundo ela, tornam a empresa diferenciada na área de gestão de pessoas. São elas:

  1. Oportunidade de recrutamento interno e desenvolvimento de carreira para quem já está na Transpes;
  2. Programa de incentivo à educação que viabiliza financeiramente a capacitação dos funcionários;
  3. Comunicação clara, de forma que todos conheçam as estratégias do negócio, participando de grupos táticos que colaboram com a execução de novos projetos;
  4. Programa de Orientação Financeira, que ajuda os funcionários quanto à melhor forma de organizar suas finanças;
  5. Programa de Participação de Resultados, que tem como objetivo criar motivação entre os colaboradores para buscarem a melhoria contínua do desempenho e ultrapassarem as metas anuais preestabelecidas pela empresa;
  6. Preocupação constante com o bem-estar dos funcionários no dia a dia, com a disponibilização de salas de estudo, biblioteca, refeitório monitorado por nutricionista, sala de descanso, sala de jogos, além de alojamento para os motoristas que estão em trânsito;
  7. Acompanhamento e apoio às famílias dos colaboradores. Isso porque grande parte do quadro é formado por motoristas e operadores que viajam e se ausentam de casa por longos períodos. O RH é preparado para entender e acolher a necessidade destes parentes;
  8. Atenção à saúde dos colaboradores, a gestão de pessoas acompanha de perto os resultados dos planos de saúde e agenda consultas para os motoristas e outros funcionários, quando necessário.

Tarsia destaca que as iniciativas da empresa, para ter um RH humanizado, não foram compradas prontas nem pensadas de forma forçada. “São projetos que nasceram dentro da companhia e foram moldados por ela. Essa personalização das nossas ações valoriza e apoia nossos funcionários de uma forma e próxima. Vários desses programas já perduram por muitos anos e são tão naturais, que os funcionários sabem que podem acioná-los sempre. É assim que oferecemos qualidade no trabalho e um ambiente harmônico e produtivo”, afirma a Presidente do Conselho Administrativo.

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Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

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