O mercado de tecnologia para o RH foi estimulado pela pandemia de covid-19 e a necessidade do home office pelos colaboradores. Muitas ferramentas precisaram ser incluídas na rotina de trabalho para aumentar a produtividade e o engajamento.
Os games corporativos foram uma das ferramentas tecnológicas que continuaram crescendo, mesmo nesse cenário de crise. É o que mostra os dados da pesquisa da Superdata, empresa do grupo Nielsen. Segundo o estudo, o total gasto em jogos digitais em março de 2020 superou cerca de R$ 56 bilhões no mundo, se tornando um recorde em comparação com os outros meses.
Diante disso, Marcello Porto, Diretor de Produtos da LG lugar de gente, listou 5 tecnologias para o RH que auxiliam nos treinamentos e na gestão do trabalho remoto e são essenciais para 2021.
1 – Onboarding e LMS
Quando um profissional é contratado pela empresa, é importante integrá-lo nos processos internos. Por isso, deve ser observado se o momento de integração e onboarding está sendo eficiente na ambientação do colaborador.
O Diretor de Produtos destaca que soluções como o onboarding e o Learning Management System (LMS, em português, Sistema de Gestão de Aprendizado) possibilitam uma imersão maior de novos contratados na empresa. Pensando nisso, a solução da LG lugar de gente, Gen.te Integra – Onboarding permite que o processo siga uma trilha de aprendizado digital obrigatória, levando em conta a cultura organizacional.
Entre os benefícios solução estão a aceleração da aprendizagem dos novos contratados e a redução do tempo de performance, além da padronização da comunicação e a melhora da experiência do colaborador.
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2 – Gamificação
Na pandemia de covid-19, muitas empresas procuraram tecnologias para o RH a fim de engajar seus colaboradores para elevar os resultados. E, segundo Marcello, o game corporativo é uma maneira ideal de unir os processos seletivos e treinamento com experiência lúdica e divertida.
Para o Diretor, devido à necessidade de treinamentos on-line, o processo precisa ser mais sofisticado e bem elaborado para atrair a atenção das pessoas. “A gamificação é um dos métodos que poderia ser mais usado nesse momento”, afirma.
Inserir os games corporativos nos processos do RH pode engajar e desenvolver os profissionais com uma experiência personalizada. Além disso, soluções que utilizam a Inteligência Artificial possibilitam insights para a gestão de competências e contratações assertivas, e também o cruzamento de informações e apresentação de dados para tomada de decisões.
Um exemplo de como os games tem contribuído para as empresas é com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Após o decreto, muitas companhias utilizaram-se da gamificação como parte da estratégia para a capacitação e adequação dos colaboradores quanto às exigências.
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Gestão de trabalho remoto
Diante deste cenário, além de incluir novas tecnologia que auxiliam o RH no treinamento à distância, também se tornou imprescindível a utilização de soluções que permitam a gestão dos processos durante o home office. Marcello Porto, listou as principais delas:
3 – Controle de ponto
Uma das grandes dificuldades durante esse período é a gestão de ponto dos funcionários. “Se antes todo mundo batia ponto fisicamente, agora, é importante ter plataformas com a possibilidade de fazer isso remotamente”, ressalta o Diretor.
Alguns dos benefícios apontados por Marcello quando se utiliza uma solução de gerenciamento on-line de frequência são a garantia do cumprimento das obrigações legais, transparência na relação entre empresa e funcionário e economia de tempo com a automatização das rotinas administrativas.
Com isso, a adoção do ponto digital agrega segurança ao sistema, melhora a experiência do colaborador e elimina as interferências manuais e a possibilidade de erros no fechamento da folha de pagamento.
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4 – Autoatendimento
Outra ferramenta listada por Marcello é o autoatendimento. Segundo o Diretor, com essa solução, é possível centralizar os recursos para a gestão de pessoas em um só local, reduzindo despesas de custos operacionais do RH, resultando em economia e ganho financeiro para a empresa.
Marcello ainda enfatiza que as formas de oferecer o serviço de autoatendimento estão sendo ampliadas e distribuídas em plataformas distintas, como por chatbot e dispositivos mobile.
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5 – Feedback
Para fechar a lista, Marcello Porto explica a necessidade de dar um feedback formal, principalmente durante a pandemia. “Mesmo que estejamos mais distantes e que o modelo de trabalho venha se tornando híbrido, as pessoas ainda precisam receber feedbacks para se motivar”, garante.
Promover a cultura de feedback contínuo no home office pode elevar a gestão de desempenho. E um estudo da Gallup, publicado em setembro de 2020, indica que é possível ter uma melhora de 28% na qualidade do serviço e redução de 31% no absenteísmo.
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Por isso, uma nova abordagem da gestão de desempenho vem ganhando força nas organizações com o uso de tecnologia para RH. Tornando, assim, o processo de avaliação de desempenho mais estimulante e gerando resultados concretos para a empresa.
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