O que esteve na pauta do RH em 2018? Confira aqui.

Destacamos os conteúdos mais acessados do blog Huma e trouxemos uma retrospectiva dos temas que marcaram a gestão de pessoas

eSocial, saúde e segurança no trabalho, legislação trabalhista, liderança, gestão por competência, feedback contínuo e transformação digital foram alguns dos assuntos trabalhados na gestão do capital humano em 2018. Para o RH, os desafios não foram poucos. Além de lidar com a complexidade do projeto eSocial, também foi necessário trabalhar os demais temas em paralelo, sempre com o olhar no futuro e nas novidades tecnológicas.

Pensando nesse cenário, reunimos os conteúdos mais relevantes do blog Huma e desenvolvemos uma retrospectiva que pode nortear inclusive o planejamento das ações de RH para o próximo ano. Confira:

gestão do capital humano

1 – eSocial e SST

Em 2018, o eSocial saiu de fato do papel. Com exceção dos órgãos públicos e das empresas optantes pelo Simples Nacional, empregadores pessoa física, produtor rural e entidades sem fins lucrativos, as demais companhias do país, independentemente do segmento, já estão realizando suas entregas ao governo federal.

Por isso, neste último ano, o tema eSocial foi o mais acessado do blog Huma, sendo que os eventos de Saúde e Segurança do Trabalho, que ainda vão entrar em vigor, já estão ganhando relevância nas discussões dos profissionais de recursos humanos, departamento de pessoal e SESMT. Veja detalhes sobre esses assuntos nos seguintes posts:

2 – Legislação trabalhista

Quando o assunto é a complexa legislação trabalhista brasileira, não é só o eSocial que faz parte da pauta do RH. Além do projeto do governo federal, conteúdos relacionados à folha de pagamento, regime de contratação de estagiários e que envolvem a elaboração do orçamento de pessoal, também foram bastante acessados. Saiba mais abaixo:

3 – Benchmarking

Os melhores cases em liderança, tecnologia e práticas para a área de gestão de pessoas estão no blog e na revista Huma. No último ano, tivemos entrevistas relevantes com a Gerente de Recursos Humanos do SBT, Vivian Jacovazzo, o Diretor de Recursos Humanos do McDonald’s, Marcelo Nobrega, o Gerente de Tecnologia da Ricardo Eletro, Leandro Dantas, o ex-jogador de basquete, Oscar Schimdt, dentre vários outros profissionais. Confira algumas:

4- Feedback

Um grande desafio para o RH e para os líderes ainda continua sendo mudar o foco das avaliações de desempenho, do erro para o que pode e deve ser desenvolvido. Isso significa tornar o momento de conversa com o liderado menos burocrático e gerar engajamento nos colaboradores através do feedback constante. Esse tema despertou o interesse dos participantes do blog Huma nos últimos meses. Recomendamos a leitura dos posts:

5 – Transformação digital

Analytics, inteligência artificial, mobilidade, games e chatbots são algumas das tecnologias que ganharam força em 2018, principalmente, em um cenário de transformação digital. Com mais ferramentas à sua disposição, RH e liderança conseguem liberar suas equipes para projetos estratégicos e com foco no que realmente importa: a gestão do capital humano.

Não importa o desafio ou a etapa do ciclo do funcionário, essas tecnologias conseguem atender do recrutamento à sucessão. Leia mais nos conteúdos abaixo:

Quer ficar por dentro desse e de outros temas? Assista também ao webinar A revolução na Gestão do Capital Humano: ciclo do colaborador na empresa e People Analytics”.

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.