Os desafios para gestão de pessoas não param de surgir. Utilizar Inteligência Artificial, People Analytics e lidar com as novas gerações são algumas mudanças que impactaram a área de recursos humanos recentemente. No entanto, o setor também precisa conduzir atividades consideradas perenes, como atrair os melhores talentos, recrutar bem, integrar os colaboradores recém-contratados e capacitar os profissionais para atuarem em alta performance. Para ajudar sua empresa a programar a gestão do capital humano, listamos 6 tendências para RH em 2020. Confira:
1 – Forme líderes que inspirem
Para Ruy Shiozawa, CEO na Great Place to Work, uma tendência para o próximo ano é o investimento em capacitação de lideranças. Ele defende que, antes de tudo, é necessário compreender que o conceito de líder envolve mais que gestores, diretores e presidentes de empresas. “Na verdade, o ideal é que cada profissional da organização seja capaz de influenciar outros colaboradores”.
O CEO explica como isso impacta as companhias. “Se as pessoas dentro da empresa forem desenvolvidas, elas tendem a influenciar positivamente as demais, sejam elas chefes de equipes ou não”, afirma.
2 – Invista em treinamentos aliados à tecnologia
A era digital está transformando as habilidades essenciais ao mercado e a forma como elas são adquiridas. Nesse contexto, um conceito que ganhou destaque neste ano e que continuará forte em 2020 é o Learning in the Flow of Work (Aprendizado no Fluxo do Trabalho, em uma tradução livre).
A fim de evitar que o funcionário seja obrigado a se deslocar para treinamentos em salas de aulas, as empresas poderão se beneficiar ainda mais de plataformas e ferramentas que possibilitam o aprendizado contínuo no próprio ambiente de trabalho.
Além disso, o uso de recursos de tecnologia para RH na aplicação de treinamentos adaptativos tende a melhorar a experiência do colaborador. Como explica o Vice-Presidente da LG lugar de gente, Felipe Azevedo, a prática consiste em compor um roteiro personalizado a cada nível de aprendizagem.
“A ideia é entregar ao indivíduo uma trilha de desenvolvimento de acordo com sua necessidade. Ou seja, em vez de colocar todos os profissionais da equipe no mesmo treinamento, mapeie cada um deles e determine o que é preciso desenvolver individualmente”, ressalta.
A Claro Brasil, empresa com mais de 15 mil profissionais em sua força de vendas, é um exemplo de companhia que desenvolve seus colaboradores por meio de treinamentos personalizados, utilizando recursos como games corporativos e People Analytics para mensurar resultados. Clique aqui para conhecer o case.
3 – Inove e otimize o processo de recrutamento
Outra área que é constantemente transformada pelo desenvolvimento das novas tecnologias para gestão de pessoas é o recrutamento. Em 2020, o RH deve continuar observando esse cenário e se beneficiando das inovações.
Com o objetivo de reduzir a subjetividade da contratação, as novas ferramentas coletam informações dos candidatos e localizam o perfil ideal para cada vaga. Apesar do avanço nas soluções, o papel do recrutador ainda será fundamental. Enquanto as tecnologias servem para fornecer as pistas, é o contato humano que capta totalmente o perfil comportamental do futuro funcionário.
Para Felipe, os benefícios dessa combinação são percebidos tanto pelo candidato como pela organização. “Investir nas ferramentas digitais gera melhor experiência para o candidato e mais assertividade para o RH. A fase virtual do recrutamento promove ao gestor uma grande quantidade de informação, otimiza o tempo e direciona o recrutador na hora da entrevista”, afirma.
4 – Dê os benefícios certos para cada pessoa
A tendência de empregos mais flexíveis que ganhou destaque este ano, também permanecerá em 2020 e reflete na concessão de benefícios. É possível que um funcionário tenha mais interesse em ter vouchers de Uber, academia paga ou mesmo direito a um curso on-line.
Diante disso, os gestores devem estar atentos aos seus colaboradores para conseguir essas informações, e contar com o apoio das novas tecnologias para RH pode ser a fórmula para essa aproximação.
Como explica Felipe, “para saber o que interessa a cada um dos funcionários, você pode disponibilizar uma plataforma na qual eles consigam escolher o que querem dentro de uma gama de possíveis benefícios”, exemplifica.
Mais do que isso, o Vice-Presidente da LG ressalta que essas ferramentas podem acompanhar o uso dos benefícios para avaliar se eles seguem fazendo sentido para os funcionários. “Ao perceber que um deles não está sendo usado, a gestão de pessoas pode abordar o colaborador para entender o motivo e, sendo o caso, sugerir algo que mais relevante”, ressalta.
5 – Abuse das soluções em nuvem
Uma tendência que veio para ficar são as soluções em nuvem. Cada vez mais disponíveis, elas permitem que a organização tenha acesso a todas as tecnologias já utilizadas de maneira mais autônoma e ágil. Além de oferecer segurança, cabe à própria empresa que fornece o serviço a responsabilidade pela atualização e manutenção dos produtos.
Assim, você não tem que se preocupar em capacitar e contratar profissionais para apoiar a companhia no gerenciamento dessas ferramentas. Além disso, as soluções em nuvem costumam ter uma interface de fácil utilização.
6 – Modernize sua intranet
A necessidade de propagar informações entre o quadro de funcionários e transmitir a cultura organizacional encontra uma ótima ferramenta na intranet quando ela é bem aproveitada. Usar vídeos, imagens e games para apresentar ao público interno uma campanha pode ser mais eficaz do que usar textos longos, por exemplo.
De acordo com um estudo divulgado pela TechSmith, empresa norte-americana de comunicação visual, 67% das pessoas compreendem e executam suas tarefas com maior rapidez quando há imagens e vídeos do que quando a informação se apresenta apenas em formato de texto.
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