4 dicas para incentivar seus colaboradores a cuidar da saúde

Data 09/02/2017

A preocupação com a saúde dos funcionários é recorrente em muitas empresas, e não por acaso. Afinal, ela está diretamente relacionada com a produtividade e motivação deles.

Ao criar ações de promoção da saúde, a organização incentiva os profissionais a manter hábitos mais saudáveis, o que garante melhor qualidade de vida e pode reduzir faltas e atrasos. Além disso, essas ações demonstram o comprometimento da empresa com seus funcionários, melhorando a motivação e o clima organizacional.

Confira algumas maneiras de incentivar o cuidado com a saúde na empresa!

1. Faça campanha contra o tabagismo

Os problemas de saúde provocados pelo tabagismo afetam a qualidade de vida dos funcionários e são um dos fatores que contribuem para faltas e atrasos. Além disso, sair do escritório ao longo do dia para fumar também afeta a produtividade.

A empresa pode incentivar os fumantes a combater o vício por meio de ações que mostrem os problemas de saúde causados pelo cigarro, oferecendo apoio psicológico e acompanhamento médico.

2. Incentive a alimentação saudável

Bons hábitos alimentares são essenciais para uma vida saudável; no entanto, muitas pessoas não se dão conta disso e correm o risco de desenvolver doenças causadas pela má alimentação e falta de nutrientes.

Há diversas ações que podem ser realizadas para incentivar a alimentação saudável e melhoria na saúde dos funcionários. Algumas empresas oferecem frutas, acompanhamento com nutricionista e programa de educação alimentar. O mais importante é que o trabalhador entenda os benefícios dessa prática e procure modificar os hábitos alimentares.

3. Promova atividades físicas para melhorar a saúde dos funcionários

A atividade física é outro fator importante para garantir a uma vida saudável. Além de melhorar o condicionamento físico e a disposição, ela também previne doenças e contribui para a interação dos funcionários.

Umas das ações que pode ser aplicada no ambiente de trabalho e agrega inúmeros benefícios tanto à empresa quanto ao funcionário é a ginástica laboral. Essa atividade proporciona momentos de relaxamento, alivia tensões, melhora a condição física e mental da equipe e previne doenças laborais causadas por postura inadequada e lesões de esforço repetitivo.

Outras ações que contribuem para a melhoria da saúde dos funcionários são o convênio com academias e o incentivo a formação de grupo de corrida, passeios ao ar livre, torneios de futebol, entre outros.

4. Crie campanhas temáticas

A falta de orientação e conhecimento é um dos fatores que impedem a prevenção de doenças. Por isso são tão comuns ações cujo objetivo é educar as pessoas, como a campanha do Outubro Rosa, relacionada ao controle do câncer de mama. Essas ações também deve ter espaço dentro das empresas

Para isso, analise o perfil dos colaboradores e defina campanhas temáticas, voltadas para a saúde da mulher ou do homem, para o combate à diabete, à hipertensão, entre outros.

Desenvolver ações para melhoria da saúde dos funcionários agrega vantagem à empresa e aos trabalhadores. Afinal, a empresa garante profissionais mais saudáveis e satisfeitos, o que contribui para motivação e melhor desempenho. Já os funcionários têm a chance de modificar hábitos, melhorar a qualidade de vida e prevenir problemas de saúde.

Essa notícia foi publicada no site Falando sobre gestão, em 02/02/2017

Comentários