
A preocupação com a saúde dos funcionários é recorrente em muitas empresas, e não por acaso. Afinal, ela está diretamente relacionada com a produtividade e motivação deles.
Ao criar ações de promoção da saúde, a organização incentiva os profissionais a manter hábitos mais saudáveis, o que garante melhor qualidade de vida e pode reduzir faltas e atrasos. Além disso, essas ações demonstram o comprometimento da empresa com seus funcionários, melhorando a motivação e o clima organizacional.
Confira algumas maneiras de incentivar o cuidado com a saúde na empresa!
1. Faça campanha contra o tabagismo
Os problemas de saúde provocados pelo tabagismo afetam a qualidade de vida dos funcionários e são um dos fatores que contribuem para faltas e atrasos. Além disso, sair do escritório ao longo do dia para fumar também afeta a produtividade.
A empresa pode incentivar os fumantes a combater o vício por meio de ações que mostrem os problemas de saúde causados pelo cigarro, oferecendo apoio psicológico e acompanhamento médico.
2. Incentive a alimentação saudável
Bons hábitos alimentares são essenciais para uma vida saudável; no entanto, muitas pessoas não se dão conta disso e correm o risco de desenvolver doenças causadas pela má alimentação e falta de nutrientes.
Há diversas ações que podem ser realizadas para incentivar a alimentação saudável e melhoria na saúde dos funcionários. Algumas empresas oferecem frutas, acompanhamento com nutricionista e programa de educação alimentar. O mais importante é que o trabalhador entenda os benefícios dessa prática e procure modificar os hábitos alimentares.
3. Promova atividades físicas para melhorar a saúde dos funcionários
A atividade física é outro fator importante para garantir a uma vida saudável. Além de melhorar o condicionamento físico e a disposição, ela também previne doenças e contribui para a interação dos funcionários.
Umas das ações que pode ser aplicada no ambiente de trabalho e agrega inúmeros benefícios tanto à empresa quanto ao funcionário é a ginástica laboral. Essa atividade proporciona momentos de relaxamento, alivia tensões, melhora a condição física e mental da equipe e previne doenças laborais causadas por postura inadequada e lesões de esforço repetitivo.
Outras ações que contribuem para a melhoria da saúde dos funcionários são o convênio com academias e o incentivo a formação de grupo de corrida, passeios ao ar livre, torneios de futebol, entre outros.
4. Crie campanhas temáticas
A falta de orientação e conhecimento é um dos fatores que impedem a prevenção de doenças. Por isso são tão comuns ações cujo objetivo é educar as pessoas, como a campanha do Outubro Rosa, relacionada ao controle do câncer de mama. Essas ações também deve ter espaço dentro das empresas
Para isso, analise o perfil dos colaboradores e defina campanhas temáticas, voltadas para a saúde da mulher ou do homem, para o combate à diabete, à hipertensão, entre outros.
Desenvolver ações para melhoria da saúde dos funcionários agrega vantagem à empresa e aos trabalhadores. Afinal, a empresa garante profissionais mais saudáveis e satisfeitos, o que contribui para motivação e melhor desempenho. Já os funcionários têm a chance de modificar hábitos, melhorar a qualidade de vida e prevenir problemas de saúde.
Essa notícia foi publicada no site Falando sobre gestão, em 02/02/2017
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