Afinal, vale a pena investir em automação na área de RH?

Data 02/03/2017
mulher trabalhando em computador

mulher trabalhando em computador

Segundo o Gartner, empresa de consultoria com atuação global, companhias de todo o mundo devem investir 7,2% a mais em software durante 2017 em comparação ao ano passado. São muitas as oportunidades, mas o estudo destaca algumas prioridades dos investidores, como computação em nuvem, mobilidade, internet das coisas e inteligência artificial.

De olho no potencial oferecido por essas tecnologias, o RH é uma das áreas que cada vez mais investe em automação. O objetivo dessa estratégia é valorizar o potencial humano, direcionando as pessoas para atividades com foco no negócio e operacionalizando as tarefas burocráticas. Mas será que esse investimento vale a pena?

Por que investir em automação na área de RH?

Apesar da automação de processos ter crescido nos últimos anos, ainda existem muitas empresas que têm sua produtividade reduzida por conta da execução manual de tarefas relacionadas à gestão do negócio.

Não é incomum que o RH fique sobrecarregado com o grande volume de gerenciamento de dados operacionais, o que compromete a produtividade e gera custos para a empresa.

Entretanto, a automação na área de RH não é uma utopia e grande parte das tarefas realizadas por esse setor podem ser automatizadas por software especializados, reduzindo significativamente a carga de trabalho habitual.

Dentre os principais benefícios que a automação na área de RH pode oferecer estão:

Redução de custos

É comum que o gestor veja a contratação de software apenas como mais um custo para o negócio. Mas a realidade é que a automação dos processos na gestão de pessoas é um investimento, pois:

  • Reduz custos com a gestão do capital humano, já que permite uma análise completa e estratégica dos valores envolvidos na manutenção de um colaborador;
  • Possibilita a realização de um grande volume de tarefas em um curto período de tempo;
  • Aumenta a lucratividade, na medida em que um RH suportado por soluções de tecnologia, que garantam o bom funcionamento das atividades operacionais, pode se dedicar a ajudar a empresa estrategicamente a atingir seus resultados;
  • Reduz o índice de falhas humanas, pois evita que os cálculos sejam feitos manualmente, agrupando todas as informações em um mesmo lugar.

Aumento da produtividade

Tempo e recursos valiosos para a empresa são desperdiçados quando há processos realizados manualmente em planilhas. Por isso, a automação na área de RH pode gerar um considerável aumento na produtividade da área e estabelecer uma gestão eficiente.

Pense no número de tarefas e responsabilidades que o RH precisa lidar como:

Agora, imagine todas essas atividades sendo apoiadas por um software? Sem dúvidas, o RH tem muito a ganhar ao investir em tecnologia!

O que avaliar ao contratar um software de automação?

Segurança

Tenha certeza de que o software oferece total segurança para as informações da sua empresa. Afinal, se dados sigilosos de sua organização vazassem, seria como entregar estratégias de mercado nas mãos da concorrência.

Mobilidade

Se uma empresa possui colaboradores atuando fora da companhia, a possibilidade de atendê-los remotamente oferece inúmeros benefícios para o departamento de RH. Afinal, todos os processos da área, requisições e solicitações desses colaboradores, podem ser gerenciados e realizados a qualquer hora e em qualquer lugar por meio da tela de um smartphone.

Custo-benefício

Sua empresa só tem a ganhar com automação de processos. Basta efetuar um planejamento para se perceber as vantagens que um software especializado pode oferecer para seu negócio. Quantas pessoas são necessárias hoje para realizar as atividades de RH? Quanto tempo é necessário para cálculo das obrigações trabalhistas mensais? Quanto sua empresa gasta com multas ou correções de cálculos e informações erradas? Quanto custa selecionar e contratar uma pessoa nova em sua empresa e quanto tempo dura esse processo?

Agora projete esses e outros custos se essas atividades fossem realizadas com o apoio de software. Além de mais eficiente, sua operação ficará mais barata e as pessoas do RH poderão trabalhar em novos projetos essenciais à organização. Portanto, considere um investimento e não um custo.

Competitividade

Se todos os seus concorrentes já automatizaram processos e otimizaram sua produtividade, significa que sua empresa pode ficar para trás e perder vantagem competitiva no mercado. Afinal, quanto mais recursos humanos alocados em tarefas operacionais, menos tempo a empresa terá para realizar ações de valorização das pessoas que formam suas equipes.

Além de facilitar, agilizar e tornar segura as atividades do RH, a automação de processos também permite que a área assuma uma postura estratégica dentro da empresa. Com maior independência, a gestão de pessoas ganha tempo para estudar o negócio e oferecer insights que tragam resultados mensuráveis para a organização.

Gostou do nosso post de hoje? Então conheça também 3 motivos para o RH investir em cloud computing!

Comentários