Especialistas ensinam a liderar uma equipe multicultural com sucesso

Data 31/03/2014

As fronteiras vêm se tornando cada vez mais imperceptíveis no mundo atual, empresas migram para os mais diferentes países, levando executivos e culturas distintas para competir com os colaboradores locais.

Saber como adequar a filosofia de uma corporação às diferenças culturais é a chave para o sucesso de uma equipe multidisciplinar. Em entrevista, Fernando Lanzer, psicólogo e escritor, afirma que é preciso descobrir o que motiva cada cultura. “Os norte-americanos e ingleses, por exemplo, valorizam bônus por desempenho. Já os escandinavos preferem prêmios para toda a equipe em vez de destaques individuais.”

O especialista, que já morou nos Estados Unidos, na Holanda e em Amsterdã, afirma que “a partir do momento em que você convive com diferentes tipos de cultura, torna-se alguém muito mais apto a lidar com qualquer tipo de situação, seja em um ambiente coorporativo ou não”.

A diversidade cultural não necessariamente acontece em outros países, pessoas foram criadas de formas diferentes tendo seu próprio jeito de pensar, de agir, de se comportar. Segundo Lanzer, devemos nos atentar para o “conjunto de formas de conduta que regem o comportamento de um grupo de pessoas, definindo o que é considerado ‘certo’ e ‘errado’, aceitável e apropriado ou inaceitável e inapropriado, ou seja, atentar para a cultura do local”.

Pensar e planejar como lidar com as diferenças culturais representa muito mais do que o crescimento do seu negócio, representa um amadurecimento pessoal em um mundo cada vez mais globalizado.


*Essa dica foi publicada no site Forbes Brasil

Comentários