Postura corporal diz muito sobre o líder

Data 23/03/2015

Ser líder não é uma tarefa fácil. Afinal, é preciso conciliar a expectativa dos mais diferentes perfis da equipe, lidar com metas e anseios da direção da empresa e ainda conviver com outros gestores, tudo de forma equilibrada, sem pender para nenhum dos lados. Vários são os aspectos capazes de determinar o sucesso ou fracasso de um gestor, mas um deles geralmente passa despercebido: a linguagem corporal. 
A maneira como se diz algo é capaz de influenciar clientes, motivar colaboradores e aumentar a produtividade de uma equipe. Confira algumas dicas para melhorar sua credibilidade e carisma ao expor suas ideias para seus pares:

1 – Transmita confiança 
Antes de um discurso ou telefonema importante, pause para exercitar suas cordas vocais. Depois, quando afirmar a sua opinião, comece em uma nota, suba o tom ao longo da frase e baixe de volta no final, e você parecerá mais convincente.

2 – Mostre que está ouvindo
Tão valoroso quanto ouvir as pessoas é fazê-las saber que você está ouvindo. Então, evite a tentação de conferir suas notificações ou as horas enquanto eles falam. Em vez disso, concentre-se naqueles que estão falando, girando sua cabeça e tronco para olhá-los diretamente. 

3 – Espelhe a postura e as expressões
Quando clientes ou colegas de trabalho inconscientemente imitam sua linguagem corporal, é a sua maneira de dizer não verbalmente que concordam com você. Sendo assim, você pode espelhar outras pessoas com o propósito de construir um relacionamento baseado na mutualidade. Comece a observar os gestos faciais e corporais da pessoa e, em seguida, sutilmente, deixe seu corpo assumir expressões e posturas semelhantes. Isso fará com que a outra pessoa se sinta compreendida e aceita.

4 – Transmita bons sentimentos: sorria
Quando você sorri para alguém, quase sempre sorriem de volta. E, como as expressões faciais desencadeiam sentimentos correspondentes, o sorriso que você recebe de volta também beneficia o estado emocional da outra pessoa.

5 – Incremente seu discurso, use as mãos
Pelo fato de o gesto estar completamente ligado à fala, gesticular enquanto discursa pode potencializar o pensamento, ajudando a formar ideias mais claras e a formular frases mais impactantes. Use gestos com os braços abertos e mostre as palmas das suas mãos. Dessa forma, você exprime que não tem nada a esconder. São sinais silenciosos de credibilidade e sinceridade.

Veja mais:

Os líderes precisam decifrar o que o corpo diz

Saiba quais posturas geram um RH ineficiente 


Humor

Postura corporal diz muito sobre o líder

DILBERT, Scott Adams. 2014 Scott Adams/ Dist. by Universal Uclick 

 


 

Comentários