5 temas atuais do RH que vão ajudar a planejar 2020

Data 19/12/2019
pauta do RH em 2019

Mais uma vez, eSocial, legislação trabalhista e transformação digital se mantiveram entre os principais assuntos na pauta do RH em 2019. Contudo, ao longo do ano, esses temas vieram acompanhados de atualizações, como a busca por maior humanização do trabalho em meio à adoção de novas tecnologias.

pauta do RH em 2019

Da mesma forma, em meio à compreensão do valor de soluções como a Inteligência Artificial, organizações e gestão de pessoas perceberam o valor do controle efetivo de dados para otimizar a tomada de decisões e melhorar a experiência de seus colaboradores.

Diante da necessidade de entender o que pautou o cenário e como os principais temas têm evoluído, reunimos os conteúdos mais relevantes do blog Huma em 2019 e organizamos uma retrospectiva que pode até mesmo auxiliar no planejamento das ações de RH para 2020. Saiba mais abaixo:

1 – Unindo transformação digital e humanização

Se por um lado o medo da crescente tecnológica no mundo profissional ainda persiste, 2019 foi marcado pela conscientização de que a transformação digital precisa ser acompanhada em igual proporção pela humanização do trabalho. Indo além, as novas soluções prometem ser um aliado importante nesse processo.

Provando isso, a 45ª edição do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (CONARH), um dos maiores e mais importantes eventos de RH no mundo, foi norteada pelo tema #Humanize.

Por sua vez, a Deloitte reforçou essa percepção com dados do relatório anual Tendências Globais de Capital Humano 2019. De acordo com os 10 mil líderes de negócio entrevistados pela consultoria, o foco em paixão, princípio e propósito tornou-se essencial para uma transformação na forma como as organizações se relacionam com seus funcionários, mercado e sociedade em geral. Entenda melhor:

2 – Inteligência Artificial

Uma das ferramentas cada vez mais presentes na rotina da população mundial, a Inteligência Artificial tem se mostrado um suporte crucial para as companhias que buscam melhorar a gestão de dados e tornar a tomada de decisões mais assertiva. Em meio a isso, recorrer a aplicações de parceiros como a LiGia, plataforma de Inteligência Artificial da LG lugar de gente, tem se mostrado um passo importante nesse processo ainda bastante novo.

Ainda assim, estudos mostram que, mesmo entre os executivos determinados a trazer essa tecnologia para dentro de suas organizações, ainda sobram dúvidas e faltam estratégias concretas para implantar e tirar o melhor da solução. Sendo assim, informação é essencial:

3 – eSocial

Assim como em 2018, o eSocial mais uma vez teve destaque diante da importância que o sistema assumiu dentro das obrigações das empresas na prestação de informação e em virtude de atualizações no projeto.

Entre elas, estiveram as substituição da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física por sua versão digital, alimentada a partir de agora pelos dados já enviados constantemente pelas organizações. Além disso, outro ponto que gerou dúvidas foi a preparação das empresas para atender à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e possíveis implicações para o envio de dados ao eSocial. Saiba mais:

4 – Legislação Trabalhista

Como esperado, a Legislação Trabalhista também esteve na pauta do RH em 2019. Completando dois anos de reforma, o sentimento de insegurança percebido por especialistas ainda não foi completamente superado.

Da mesma forma, o endurecimento de algumas regras e a presença de regulamentações completamente novas, como no caso do trabalho intermitente, suscitaram questionamentos. Mesmo assim, esse novo formato de contratação atraiu a atenção das organizações que lidam com a prestação de serviços de picos sazonais. Entenda:

5 – Tendências na gestão de pessoas

No centro de todas essas discussões, a gestão de pessoas encontrou na tecnologia um novo aliado para tornar processos mais eficazes e ágeis.

Por outro lado, a pressão da transformação digital, mudanças nas regras trabalhistas e baixos índices de engajamento de colaboradores, dentre outros fatores, fizeram soar alertas sobre as necessidades de uma maior atenção para a oferta de propósito e cuidados com a saúde mental no ambiente de trabalho. Para saber mais:

Tudo pronto para potencializar a gestão de pessoas e os resultados do seu negócio em 2020? Fique ligado no blog Huma para conhecer as principais tendências de RH e entender as atualizações da legislação que podem impactar seu desempenho.

Comentários