O RH em 2021 enfrentou muito desafios para conseguir acompanhar a velocidade das transformações que vieram com a covid-19. Ao mesmo tempo, surgiram novidades em diversas áreas como: tecnologia, legislação, saúde, liderança, modelos de trabalho e muitos outros.
Agora, em clima de final de ano, confira na retrospectiva do Blog Huma os assuntos mais acessados que estiveram no foco do RH em 2021 e que podem nortear ações e tomadas de decisões em 2022.
1. Saúde mental
Devido a diversas questões aprofundadas pela pandemia, o bem-estar dos colaboradores foi um dos assuntos de maior preocupação do RH em 2021. Segundo o 15º Índice de Confiança Robert Half, realizado em março deste ano, para 28% dos recrutadores entrevistados, a saúde mental é um dos destaques quando o tópico é gestão de pessoas.
Isso acontece porque 52% dos participantes acreditam que a sensação de equilíbrio entre qualidade de vida e trabalho piorou ou se manteve igual desde o início da pandemia. Os principais motivos apontados pelos colaboradores são:
- Piora da saúde mental (32%).
- Falta de contato próximo com a equipe e gestores (16%).
- Espaço físico inadequado para o trabalho (10%).
Tatiana Fernandes, Sócia e Líder de Capital Humano da PwC Brasil, defende que estar bem é um ato de equilíbrio, sendo necessário oferecer aos trabalhadores ferramentas e recursos, incluindo treinamentos e suporte em saúde mental. “É importante garantir que o apoio correto esteja disponível para as pessoas em sua jornada profissional e pessoal”, afirma.
Quer saber mais sobre a saúde mental dos seus colaboradores? Acesse as matérias mais lidas sobre o assunto em 2021:
- Saúde mental em 2021: confira os principais hábitos que devem ser incentivados pelas empresas
- Saúde mental no ambiente de trabalho: como ser mais assertivo na promoção do assunto
- 6 iniciativas para promover a saúde mental do trabalhador na sua empresa
2. LGPD
Neste ano, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) começou a implementar suas sanções administrativas, tornando ainda mais urgente a adequação às mudanças. Em 2021, o RH precisou compreender os papéis do controlador e operador, as consequências frente ao não cumprimento das medidas, os principais pontos de atenção e as dicas para desempenhar as responsabilidades da área.
Sáttila Silva, Gerente de Planejamento na LG lugar de gente, lembra que, em sua grande maioria, os contratos firmados pela gestão de pessoas no que tange a tecnologia, carrega informações sensíveis de colaboradores, dependentes e de candidatos. Por isso, todos devem formalizar o consentimento do uso e seu armazenamento. “A guarda desses dados exige cuidado. Essas soluções precisam oferecer aplicações que restrinjam o acesso e deem segurança ao manipulador da informação e à própria organização”, explica.
Para revisar as medidas do RH no que diz respeito à LGPD e verificar a adequação da sua empresa às regras, visite nossas matérias mais acessadas:
- Controlador e operador na LGPD: qual o papel na sua empresa?
- Sanções administrativas da LGPD em vigor: quais os impactos para o RH?
- 4 passos para adequar seu RH às exigências da LGPD
- LGPD: quais os 5 pontos de atenção para adequação da sua empresa?
- LGPD na gestão de pessoas: impactos e principais dúvidas
3. Desafios e evoluções do RH
A gestão de pessoas se transformou e isso não ocorreu somente pelos reflexos da pandemia. Sem dúvidas, o contexto da covid-19 acelerou diversos processos, mas as mudanças na área já estavam acontecendo fortemente nas últimas décadas. Não por menos, o profissional de RH em 2021 precisou se reinventar para conseguir atender às necessidades das empresas e se destacar no mercado.
Segundo a pesquisa “Tendências globais de negócios de capital humano 2021”, realizada pela Deloitte, essa transformação tem colocado a gestão de pessoas no centro das organizações. Os líderes entrevistados apontaram o investimento em capacidade cultural (45%), humana (41%) e tecnológica (35%) como as mais importantes para um trabalho transformador.
Nesse cenário, o conceito de RH 5.0 surge com uma perspectiva que confere à área maior capacidade de contribuir com as empresas, acompanhar as mudanças e impactar o negócio. É nisso que acredita Jorge Feliciano, Executivo de Gente & Gestão do Grupo Martins Atacadista. “Ele investe em novas competências técnicas e comportamentais, fundamentais para sua atuação em um ambiente empresarial em constante evolução”.
Confira outras reflexões sobre este tema em:
- Como ser um profissional de RH 5.0 e se destacar no mercado?
- A evolução do RH: do DP ao protagonismo no crescimento das empresas
- As novas competências para o RH em um mundo cada vez mais digital
- Pesquisa aponta maiores desafios do RH e como superá-los
- Evolução do RH: liderando a Gestão de Experiência Humana
4. Liderança
Diante de numerosas e rápidas transformações, a liderança foi um dos assuntos de maior preocupação do RH em 2021.
A liderança ambidestra, por exemplo, chama atenção por ser capaz de se adaptar a um panorama de constantes disrupções, que não devem finalizar com o término da pandemia. Os gestores explicam que a ambidestria ocorre quando há capacidade de fazer uma boa avaliação das condições atuais da empresa e do mercado, com o objetivo de otimizar as operações e, ao mesmo tempo, descobrir oportunidades de redefinir o modelo de atividades, assumindo riscos inovadores. “Quando um negócio tem um bom desempenho em ambas as frentes, ele está apto a ter um crescimento rápido e sustentável”, defendem Benjamin Finzi, Vincent Firth e Mark Lipton, gestores da Deloitte.
Para além dessa perspectiva, outros pontos críticos para o gestor do futuro foram debatidos em 2021, como a liderança criativa, a humanização junto à tecnologia e os desafios do gerenciamento remoto. Acompanhe os conteúdos mais procurados sobre liderança em 2021:
- Ambidestria: você é um líder preparado para o futuro
- Quem é o líder do futuro? 5 Perspectivas para você se atentar
- Como a liderança criativa vai garantir a sobrevivência da sua empresa em um futuro cada vez mais acelerado
- Trabalho híbrido: 7 dicas para ter sucesso ao liderar equipes
- Cultura digital e liderança humanizada: é possível conciliar?
5. Inteligência Artificial (IA) na gestão de pessoas
Impulsionada pelo trabalho remoto e pelas demandas do mercado, que exigem um RH mais estratégico, a Inteligência Artificial também se destacou na pauta do RH em 2021. Ferramentas como chatbots para agilizar o autoatendimento dos colaboradores, People Analytics para contratar, reter e desenvolver melhor, além de games para selecionar e atuar na aprendizagem dos funcionários se tornam cada vez mais necessários.
Nesse cenário, muitos RHs ainda se perguntam se a IA é apropriada para seu tamanho, se suas companhias têm perfil para adoção e que tipos de resultados pode-se obter. Felipe Azevedo, Presidente da LG lugar de gente, alerta para o fato de que o recurso já faz parte da rotina das pessoas e a gestão do capital humano também deve se beneficiar dele.
“Aposto que seu funcionário está, neste momento, cercado de gadgets tecnológicos. Ele usa o Waze para fugir do trânsito, conversa com seus pares e com bots no WhatsApp e aprende seguindo aquele guru no Instagram. Por outro lado, acredito que seu RH já use os meios digitais para encontrar talentos e empregue ferramentas online para melhorar os resultados”, afirma.
Quer entender como a Inteligência Artificial pode impactar seu RH? Confira as publicações mais acessadas deste ano:
- Qualquer empresa pode adotar Inteligência Artificial na Gestão de Pessoas?
- Inteligência Artificial nas empresas: por que seu RH precisa adotar?
- Inteligência Artificial e o impacto na produtividade da gestão de pessoas
- 5 motivos definitivos para você adotar tecnologia em RH
- Soluções para RH: como conseguir os melhores parceiros de negócios
O RH em 2021 esteve repleto de novidades e quem acompanhou saiu na frente, tornando a área mais estratégica e impactando diretamente os negócios das empresas. Para descobrir todas as novidades também em 2022, assine nossa newsletter. Assim, você poderá saber em primeira mão, as tendências das quais a sua gestão de pessoas não pode abrir mão.